Casa da Sustentabilidade do Parque Histórico ganha versão virtual

 In Destaque, Noticias

A Casa da Sustentabilidade é uma exposição de longa duração montada em uma das construções do Parque das Águas, uma das alas museais do Parque Histórico de Carambeí. O espaço foi construído com tijolo ecológico onde não há queima para finalizar o processo, no telhado foram utilizadas telhas de reaproveitamento, a decoração foi feita com itens de descarte, são apresentadas ao público alternativas para utilização de luz solar e reaproveitamento da água das chuvas. A exposição ganhou versão virtual e está disponível no site institucional, acesso pelo link  https://bit.ly/3GcGLMR .

” A equipe técnica do Parque tem investido esforços no processo de virtualização de suas produções e atividades. A Casa da Sustentabilidade, exposição fixa e de longa duração, acaba de ganhar sua versão digital, nela fornecemos informações sobre o conceito de sustentabilidade, muitas vezes reduzido pelo senso comum como referente às práticas ecológicas, desta maneira exploramos o conceito em sua totalidade, utilizando das questões ambientais, sociais e econômicas. A versão digital contém descrição das peças que compõe a exposição e vídeos que se relacionam com a temática”, Felipe Pedroso que é coordenador cultural e historiador do museu relatou que disponibilizar a exposição no site rompe barreiras geográficas, econômica e sociais. Deste modo é possível alcançar o público onde ele estiver.

O historiador dá continuidade contado que a exposição física da Casa da Sustentabilidade tem cerca de 6 anos, nesse período passou por transformações e o novo passo foi disponibilizá-la online. “A Casa da Sustentabilidade é uma proposta expográfica aberta ao público desde o final de 2015, de lá até aqui já passou por duas reformulações. Vimos a necessidade de digitalizar o conteúdo que está presente nessa exposição, desta forma, inauguramos a versão virtual ‘Casa da Sustentabilidade – Abra as portas para o sustentável’, para que mais pessoas tenham acesso a ela.”

A proposta do ambiente foi reproduzir um loft, uma casa com espaço integrado com a proposta jovial, com o intuito de mostrar que é possível aplicar práticas sustentáveis no cotidiano. “A Casa da Sustentabilidade é um ambiente muito querido pelos visitantes, nele mostramos a possibilidade de moradias com material de reuso e reaproveitamento de um jeito charmoso, criativo e divertido”, conta Pedroso.

Para finalizar o historiador explica que levar a exposição para o meio virtual permite ao Parque Histórico explorar o conceito de sustentabilidade, ir além da própria Casa da Sustentabilidade e mostrar é possível empregar a sustentabilidade em outras ações. “O mais interessante nesse processo de virtualizar a produção do museu são as inúmeras possibilidades de como comunicar o conteúdo. Para a versão digital desta exposição optamos em utilizar vídeos com atividades correlacionadas, como oficina de terrários e receitas culinárias com utilização dos alimentos em sua totalidade. Isso torna a temática abordada mais dinâmica e mais interessante.”

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt