Parque Histórico virtualiza exposição da Casa da Memória

 In Destaque, Noticias

Uma das exposições mais antigas do museu que retrata a relação dos imigrantes com o leite está disponível no site da instituição.

 Leite: a Gênese de Carambeí é uma exposição de longa duração, das mais antigas do museu Parque Histórico de Carambeí e fica no piso inferior da Casa da Memória, um antigo estábulo datado de 1946 que abriga a primeira ala museal da instituição. A mostra ficou fechada ao público cerca de 15 meses devido à pandemia, entre março de 2020 e junho de 2021, nesse período passou por uma reestruturação expográfica e agora ganha versão virtual que está disponível no site institucional www.aphc.com.br/leite.

“Essa é provavelmente a exposição de longa duração que está a mais tempo no museu, nela é retratado o processo de transformação da prática láctea em Carambeí. Da ordenha manual à ordenha mecânica, do transporte de carroça ao uso de pequenos caminhões”, Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, conta o que é apresentado na exposição.

O historiador explica que com a exposição é possível mostrar que a região era propícia para a produção leiteira, mas que foi com a chegada dos imigrantes holandeses que veio o desenvolvimento econômico a partir do trabalho com essa modalidade. “Quando falamos em Leite: a Gênese de Carambeí, estamos apresentando a narrativa do desenvolvimento por conta da prática leiteira. Sabemos por meio da historiografia regional que já haviam habitantes por essas redondezas, este não era um espaço de campo aberto à espera de imigrantes, como supõe o senso comum, inclusive, vale salientar que até mesmo o cronista francês August de Saint-Hilaire em sua passagem pelos Campos Gerais do Paraná, mais especificamente à Fazenda Carambehy em 1820 já destacava o potencial para a fabricação de queijos na região, os quais ele achou muito semelhante aos produzidos no sul francês em termos de qualidade. Com isso entendemos que o leite já fazia parte do cotidiano dos vilarejos, contudo foram os holandeses que aqui se estabeleceram que deram a guinada econômica para essa atividade”.

O leite e seus derivados estão enraizados na comunidade, tanto que quando o chocomilk foi lançado era distribuído para os atletas em partidas de futebol amador. “O interessante desse espaço é poder perceber a importância que o leite e seus derivados tiveram não somente na economia local, mas também nas esferas sociais e culturais.”, finaliza Pedroso.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso é R$20,00. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares e profissionais da área de saúde com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade pagam meia entrada (R$10,00). São isentos da taxa os moradores de Carambeí cadastrados, funcionários da Prefeitura Municipal de Carambeí cadastrados, crianças até 6 anos, acompanhante necessário de pessoa com deficiência e pessoas acima de 60 anos. Grupos são agendados com antecedência pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support