Parque Histórico comemora mais de 100 mil visitas em 2021

 In Destaque, Noticias

Seguindo restrições, cancelando algumas atividades culturais e fechando para visitação no mês de março devido à pandemia o museu recebeu um número expressivo de visitas.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, está entre os cem museus mais visitados do Brasil e no ranking dos museus de maior público visitante da região Sul, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) no Formulário Anual de Visitação referente ao ano de 2020. Apesar da pandemia, do período tão delicado passado em 2021 em que o museu chegou a fechar por aproximadamente um mês, o calendário de atividades culturais foi repensado e algumas ações foram canceladas seguindo orientações sanitárias e os decretos municipais para prevenção ao contágio do COVID-19, o Parque Histórico comemora as 109.709 visitas recebidas durante o ano de 2021.

“O número expressivo das mais de 100 mil visitas no ano de 2021 é um reflexo da instituição como um equipamento cultural consolidado, não somente na região dos Campos Gerais do Paraná, mas de todo Brasil. É gratificante ver essa resposta do público, principalmente nesse momento, onde o setor da cultura sofreu e sofre com o contexto pandêmico”, comemora o historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso.

O museu possui uma política de gratuidade para moradores de Carambeí cadastrados e funcionários da Prefeitura Municipal, crianças até 6 anos, acompanhante de pessoa com deficiência, pessoas acima de 60 anos. Nas quartas-feiras a entrada é gratuita para todos. Contabilizando esses visitantes que não pagam ingresso, durante o ano de 2021 foram 15.536 pessoas que visitaram o Parque Histórico gratuitamente.

O historiador ressalta que a equipe da instituição busca inovar para atender ao público, reforça que com a política de gratuidade permite atender todos os públicos. “Estamos em busca constante de inovação e melhorias em nossos serviços oferecidos, acredito que esse seja um grande trunfo do museu, e de alguma forma isso acaba se tornando convidativo para o público. Outro ponto pertinente é a política de democratização de acesso adotada pela Parque Histórico que contempla gratuidade em dias de visitação específicos e facilita o acesso a indivíduos em situação de vulnerabilidade social”, conta Pedroso.

Somente o Natal no Parque permaneceu na agenda cultural do museu, pois as outras festividades foram canceladas, a administração do museu buscou ajudar uma causa social, como foi feito em outras ações realizadas pela instituição. Nesta edição do evento o público foi incentivado a doar caixas de leite que foram encaminhadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí (RFCC), foram arrecadas 1.954 caixas de leite.

“Hoje atendemos 84 pacientes com câncer, entre: mulheres, homens e crianças. O leite é um dos produtos que mais entregamos e vamos conseguir atender a todos, pois a cesta básica que fornecemos são entregues somente aos mais necessitados, agora vamos poder atender a todos. Ficamos felizes com a quantidade das doações, não esperávamos tanto leite, acredito que teremos produto para atender aos pacientes por cerca de 4 meses”, destaca Marli Menarim que é a presidente da RFCC. Para contribuir com a Rede Feminina de Carambeí basta entrar em contato com Marli pelo telefone 42 9 9919-5777 ou fazer sua doação na Sicredi, pela conta corrente 22.0695 – agência 0730.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support