Parque Histórico ensinará técnica para preservar fotos e livros em casa

 In Destaque, Noticias

Ação é gratuita, destinada ao público acima de 14 anos e integra a programação do museu para a Semana Nacional de Museus.

Quem tem álbuns de fotografias antigas em casa e livros que são passados por gerações? Esses itens que possuem grande valor afetivo e que fazem parte da herança familiar necessitam de um cuidado especial para que não deteriorarem rapidamente. Pensando neste público, no dia 16 de maio, das 14h às 15h, o Parque Histórico de Carambeí realizará a Oficina de Preservação de Fotografias e Livros em Casa.

“A atividade faz parte da nossa programação para a Semana Nacional de Museus e tem como objetivo levar ao público conhecimento de técnicas básicas de preservação e conservação de livros antigos e de fotografias”, explica o historiador e coordenador cultural do museu, Felipe Pedroso.

Os participantes conhecerão o trabalho realizado pelo Núcleo de Patrimônio e História, os cuidados tomados com as peças e aprenderão as práticas de conservação adotadas pela instituição, conta o historiador. “O corpo técnico do acervo irá abordar os cuidados de tratamento dos diferentes materiais de suporte, higienização e dicas de armazenamento e manutenção desses objetos. São procedimentos técnicos da rotina do museu que ajudam na conservação desses materiais, desta forma, prolongando sua vida”.

Pedroso, deixa um convite para todos que tenham interesse em aprender técnicas de preservação: “Fazemos o convite para as pessoas participarem e ter acesso a essas técnicas que podem facilmente ser replicadas em suas casas”.

Oficina de Preservação de Fotografias e Livros em Casa é gratuita, destinada ao público acima de 14 anos, as inscrições são feitas pelo e-mail [email protected].

Serviço:

Com o tema O Poder dos Museus, entre os dias 16 e 22 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizará a 20.ª Semana Nacional de Museus. Para o evento museal o Parque Histórico preparou uma programação especial, entre os dias 17 e 21 de maio a visitação no museu será gratuita para todos. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.