Parque Histórico lança mostra fotográfica A Visita do Príncipe

 In Destaque, Noticias

A visita à Carambeí de Bernardo de Lipa-Biesterfel, Príncipe Consorte dos Países Baixo se tornou tema de uma mostra fotográfica lançada pelo Parque Histórico de Carambeí. A exposição contempla a programação da instituição para a 20.ª Semana Nacional de Museus, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa estimular a visitação em museus.

Fernanda Hrycyna, assistente de curadoria do Parque Histórico e idealizadora da mostra fotográfica A Visita do Príncipe, conta que pretende mostrar ao público a figura do monarca que é tão representativa para os holandeses e que foi um marco para a comunidade. “Um dos principais elementos identitários de uma nação, constituída enquanto uma monarquia constitucional, como é o caso dos Países Baixos, é a família real. História, tradição, prestígio e o poder dos quais se investem os governantes hereditários, devem se constituir como a representação ideal dos traços de seu povo, encarnando os valores históricos que concebem a identidade nacional. Para os imigrantes neerlandeses, a visita de um membro da família real dos Países Baixos seria um marco na história da colônia, especialmente porque o grupo de imigrantes e sua descendência se encontrava já bem assimilada na sociedade brasileira. Tratou-se de um evento que reforçaria o vínculo entre o Brasil e Países Baixos”.

A exposição conta com cerca de 50 registros fotográficos de locais visitados pelo príncipe, com recepção preparada para a ocasião e confraternização com a sociedade carambiense. “A Visita do Príncipe, retrata a visita à Colônia Carambeí, território de Castro em 1959, de Bernardo de Lipa-Biesterfeld, Príncipe Consorte dos Países Baixos à época do reinada da Rainha Juliana, a quinta monarca da Dinastia de Orange-Nassau, desde que os Países Baixos adotaram a monarquia constitucional, com uma democracia parlamentar, como forma e sistema de governo, respectivamente”, conta Hrycyna.

Serviço:

A mostra fotográfica A Visita do Príncipe está no Parque das Águas, ala museal do Parque Histórico de Carambeí, abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, no mesmo horário de visitação do museu. Mais informações pelo telefone 42 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.