Festa dos Imigrantes edição virtual conta com culinária típica

 In Destaque, Noticias

São sete vídeos que ensinam pratos tradicionais e apresentam a cultura dos imigrantes.

O museu Parque Histórico de Carambeí lança série com vídeos que ensinam tradicionais receitas de imigrantes. A ação que integra a Festa dos Imigrantes edição on-line, disponível no site institucional (https://www.aphc.com.br/festa-dos-imigrantes/), contou com seis pratos que representam as imigrações tradicionais do século XX e uma receita que apresenta as migrações contemporâneas.

As matrizes culinárias são representadas nos vídeos por receitas holandesas, alemãs, portuguesas, italianas, polonesas e indonésias. A série encerra com um prato tradicional de Bangladesh para mostrar que Carambeí está aberta a receber novas ondas migratórias.

Felipe Pedroso historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, especialista em História da Alimentação, afirma que os vídeos mostrarão além de saborosas receitas. “A comida conta uma história, comida é também cultura, identidade e uma expressão de gosto e memória. Os vídeos de receitas que gravamos para integrar o conteúdo da Festa dos Imigrantes edição on-line representam um pouco disso”.

Com a série o museu mostra a diversidade que formou o município, a herança cultural dos imigrantes e a representatividade dos ingredientes que compõe cada receita. “A ideia de gravar os vídeos foi de celebrar e divulgar a pluralidade cultural e alimentar de Carambeí. Além das receitas, como historiador com foco em pesquisas na área da história da alimentação, dei um breve panorama da construção das respectivas matrizes culinárias que representam as etnias formadoras do município. Nos vídeos retorno às origens de cada uma para expor os sentidos e significados que muitos pratos têm para seu povo, além é claro, de contar sua história e a formação de suas identidades”.

As receitas, também poderão ser encontradas no canal do Parque Histórico de Carambeí, no YouTube, assim com outros vídeos produzidos pelo museu.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support