
Educativo do Parque Histórico fará mediação especial para Semana do Patrimônio e Folclore
Os grupos escolares agendados com antecedência receberão mediação sobre a história de Carambeí baseada no tema: etnia e diversidade.
O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí organizou uma mediação especial para o público escolar que visitar a instituição entre os dias 23 e 26 de agosto. A atividade integrará a programação da Semana do Patrimônio e Folclore que será entre os dias 23 e 27 de agosto, neste período a entrada para visitar o museu será gratuita para todos.
Os grupos de alunos durante a visita ao museu conhecerão a história apresentada na instituição sob uma nova perspectiva. Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, explica o que é essa atividade. “A ação educativa Etnia e Diversidade é uma mediação para o público escolar e busca projetar um novo olhar para o acervo do museu Parque Histórico de Carambeí. Nesta mediação, observaremos a história das diversas etnias que fizeram parte da formação de Carambeí, recuperando a memória plural da comunidade que muitas vezes foi esquecida pela escassez de patrimônios preservados”.
Guilherme de Castro, mediador na instituição, completa a fala do historiador e conta que a proposta desta ação levará os estudantes a uma reflexão sobre o tema. “O foco será nas diferentes etnias que vieram para a região e como colaboraram para o crescimento da cidade. Abordada a presença luso brasileira, tropeira e a vinda de imigrantes que povoaram o território”.
Ao final da visita os alunos ganharão uma folha com desenhos de bonecos que representam algumas das etnias apresentadas durante a mediação. Para fixar o aprendizado os estudantes poderão colorir, recortar e montar os bonecos que apresentam diferentes etnias por meio dos trajes folclóricos.
Serviço:
A mediação Etnia e Diversidade é gratuita e destinada somente aos grupos escolares agendados com antecedência pelo e-mail [email protected]. O Parque Histórico de Carambeí abre de terça a domingo, das 10h às 17h, a entrada para visitar o museu é R$20 reais. Entre os dias 23 e 27 de agosto não será cobrado ingresso para visitar o museu. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.