Parque Histórico realizou workshop para equipe

 In Destaque, Noticias

Programação da Semana de Patrimônio e Folclore contemplou treinamento para os profissionais do museu.

A equipe do museu Parque Histórico de Carambeí participou do workshop Patrimônio e seus lugares. O encontro integrou a programação da instituição para Semana de Patrimônio e Folclore, realizada entre os dias 23 e 27 de agosto, propôs um diálogo sobre o tema trabalhado diário.

Fernanda Hrycyna, historiadora no Parque Histórico, conta que objeto da ação era reunir os funcionários da instituição para debater a temática presente do dia a dia de cada um. “O workshop intitulado Patrimônio e seus lugares reuniu os funcionários da instituição para discutir conceitos trabalhados diariamente no desenvolvimento das atividades dos profissionais. Com a realização da Semana do Patrimônio e do Folclore, demos enfoque e retomamos, de maneira coletiva e construtiva, noções que permeiam a nossa rotina enquanto trabalhadores de museu, tais como patrimônio, memória, identidade e cultura, de maneira descontraída e interdisciplinar”.

A troca entre os participantes foi proveitosa, pois permitiu reunir um grupo multidisciplinar e cada um contribuiu conforme as suas experiências. “Achei eficaz a discussão sobre o tema, pois aprendermos um com o outro. Para nós, acadêmicos, agregou bastante. Auxiliará em nossas mediações, no entendimento da função do museu que cultiva o patrimônio da cultura holandesa”, expõe Laura Marchesini, estagiária na mediação do Parque Histórico e acadêmica de História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do museu, Lucas Kugler ficou animado com o encontro que permitiu que diferentes pontos de vistas fossem apresentados. Juntos puderam compreender o assunto sob novas perspectivas, de modo colaborativo e com a participação de todos. “O workshop foi um momento produtivo, onde tivemos a oportunidade de discutirmos internamente o conceito de patrimônio cultural aplicado à nossa realidade museal. Este conceito é íntimo do nosso ofício, enquanto agentes culturais e nos nossos mais diversos setores. Conservamos, informamos e educamos a respeito da formação histórica de Carambeí e da colônia holandesa. A memória que trabalhamos é intrínseca a este amplo conceito, que possuí diversas formas dentro da materialidade e imaterialidade”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support