Museu Parque Histórico lança exposição A Vida na Holanda Antes da Imigração

 In Destaque, Noticias

Com registros fotográficos o curador da exposição apresenta como era a vida dos imigrantes na Holanda.

Primeira ala do museu Parque Histórico de Carambeí, a Casa da Memória recebe a exposição fotográfica A vida na Holanda antes da imigração. A mostra abre ao público de terça a domingo, das 10h às 17h.

Felipe Pedroso, historiador e curador do museu, utiliza de fotografias que são fontes históricas para apresentar o cotidiano dos holandeses no período que antecede a vinda para Carambeí. “A exposição A vida antes da imigração retrata em imagens o ínterim da vida das pessoas em seu local de origem antes da decisão de migrar. O recorte proposto explora as potencialidades do uso da fotografia em museus históricos, como uma importante ferramenta para desmistificar alguns pontos que envolvem a imigração do século XIX e início do XX no imaginário popular”, expõe.

“Fome, miséria e guerra são comumente relatados por descendentes de imigrantes para justificar os motivos de deslocamento de seus antepassados. As imagens confrontam esse discurso cristalizado no senso comum. Os motivos da decisão de migrar são multifacetários e a mostra fotográfica evidencia isso”, relata Pedroso.

 “Com essa exposição será mais fácil contar um pouco sobre o porquê da imigração, e ressaltando ainda que nem todos os imigrantes passaram pelas mesmas dificuldades relatadas pela maioria. Traz uma parte da história que ainda não conhecíamos, agora temos um entendimento aprofundado sobre a temática”, comenta Vitória Reis, estagiária do Núcleo Educativo do museu.

As fotos que compõe a mostra fotográfica contemplam períodos distintos vividos pelos primeiros imigrantes que chegaram à Carambeí, mostram as diferentes circunstâncias que influenciaram na escolha de um novo país para se estabelecer. “As imagens apresentadas são de diferentes contextos históricos. De forma geral, elas representam as ondas migratórias que se estabeleceram em Carambeí. Sendo assim, período anterior a 1911, ano que marca o início da Colônia Carambeí e também no pós-guerra, com contingente significativo de novos imigrantes”, conta o curador.

Felipe afirma que as adversidades foram decisivas na mudança de vida. “É claro que as dificuldades foram preponderantes na decisão da maioria dos que migraram para formar o núcleo de imigrantes em Carambeí. Alguns aspectos presentes nas imagens mostram as nuances por trás disso, que envolvem contextos muito específicos. Como as rápidas transformações ocorridas na Holanda na virada de século, o processo de industrialização, urbanização e mudanças socioculturais. Outro fator é a própria participação da Holanda no conflito da Segunda Guerra Mundial e como isso refletiu na vida de seus habitantes, resultando num cenário de incertezas e possibilitando a dinâmica da imigração”, finaliza.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o museu é R$ 20 reais. Professores, estudantes, doadores de sangue regulares e PCD pagam R$ 10 reais que equivale a meia entrada. Moradores de Carambeí cadastrados, crianças até 6 anos, pessoas acima de 60 anos e acompanhante necessário de PCD são isentos da taxa de ingresso. Mais informações pelo telefone 42 98433–4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support