Parque Histórico realiza formação de plateia

 In Destaque, Noticias

A equipe do museu levou o museu a dois colégios da rede estadual de ensino de Carambeí

O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí realizou formação de plateia no Colégio Estadual Júlia Wanderley e no Colégio Estadual Carlos Ventura. Em dois dias a equipe do Parque Histórico apresentou o museu, a história e a cultura de Carambeí para 1.696 alunos.

Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, Lucas Kugler relata que a atividade possibilita estreitar relações com o público. “A formação de plateia é quando o museu vai até à escola para apresentar as possibilidades de aprendizado que existem na instituição. A ação aproxima o público escolar do museu, à medida que mostramos como a história de Carambeí é plural, assim como há múltiplas formas de ser e estar no museu; aprender com jogos educativos, brincadeiras, ações educativas, exposições novas, eventos, vídeos e até mesmo podcasts”.

Estagiária do Núcleo de Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Livia Moraes ficou animada com a experiência e viu como uma oportunidade para democratizar o acesso à instituição. “Conseguimos perceber a realidade da cidade de uma maneira diferente. Me impactou ao perceber que poderíamos fazer mais para a história se tornar ainda mais acessível”, e complementa que a troca com professores e alunos despertou o interesse pelo Parque Histórico. “Com os relatos dos professores e as reações dos alunos vimos que existe uma carência muito grande em relação à história local. A formação de plateia permitiu que os alunos conhecessem um pouquinho mais da história de Carambeí e ainda os incentivou a conhecer o museu”.

A ação permite que os alunos tenham contato com a educação patrimonial e conheçam a história da cidade por meio de patrimônios que muitas vezes não imaginam ser. “Além disso, esse contato possibilita uma Educação Patrimonial assertiva, afinal, os alunos entram em contato com o conceito de patrimônio cultural e poderão refletir, como agentes sociais, a respeito de suas próprias histórias e seus próprios patrimônios carambeienses”, finaliza o Kugler.

Serviço

O Parque Histórico de Carambeí abre de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o museu é R$30,00. A meia entrada, no valor de R$15,00 é destinada a professores, estudantes e doadores de sangue. Crianças até 6 anos e pessoas acima de 60 anos são isentas da taxa. Agendamento de grupos escolares e vistas técnicas é feito pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support