Parque Histórico lança 32.ª edição do Almanaque dos Imigrantes
O museu Parque Histórico de Carambeí lança 32.ª edição do Almanaque dos Imigrantes. No início, o periódico era distribuído quinzenalmente e encadernado em um jornal de circulação dos Campos Gerais. Atualmente, o material é diagramado e impresso em formato de revista, publicado uma vez ao ano, o acesso ao periódico e a outros materiais do museu é pelo link https://www.aphc.com.br/publicacoes.
O Almanaque dos Imigrantes é escrito pelo corpo técnico multidisciplinar do Parque Histórico: historiadores, turismólogos, jornalista e estagiários. As produções desta edição contemplam o passado colonial da Indonésia do período de domínio holandês, o passado colonial luso-brasileiro na região dos Campos Gerais e a influência do tropeirismo. No material, o Núcleo de História e Patrimônio do museu ensina técnicas para conservar documentos pessoais.
A historiadora e coordenadora cultural do Parque Histórico, Karen Barros afirma que a equipe tem apostado em narrativas que vão além da imigração holandesa. “O Almanaque dos Imigrantes possui textos com diversas temáticas, que abordam a história de Carambeí. O público pode esperar uma diversificação do conhecimento histórico, nesta e nas próximas edições”, finaliza.