Parque Histórico recebe mostra fotográfica da família Weiss

 em Destaque, Noticias

Processed with VSCO with al3 preset

A exposição contempla registros fotográficos de duas gerações de fotógrafo.

O Museu Parque Histórico de Carambeí recebeu do Museu Campos Gerais a mostra fotográfica itinerante que reúne fotos de duas gerações da família Weiss, de Curitiba. A exposição, que integra o acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS- PR), abrirá ao público no dia 5 maio.

A mostra fotográfica “Dignidade: as meninas de São Tomé e Principe” conta com 10 retratos feitos por Marcelo Weiss em São Tomé e Principe, um país formado por um grupo de ilhas na costa Atlântica da África. As fotos são registros da comemoração do Dia das Crianças, celebrado em 1º de julho. A data tem significado especial no país: ir à escola é motivo de orgulho e há festas em todos os colégios. Na ocasião, as crianças recebem o novo uniforme e os cabelos das meninas se tornam verdadeiras obras de artes, com trançados feitos com todo capricho por suas mães.

Incentivado e orientado pelo avô, Mário Weiss, Marcelo começou a fotografar aos 11 anos. Ao longo de sua carreira, atuou como fotógrafo de moda, publicidades e marketing para grandes empresas e inúmeras campanhas. Usou do seu profundo conhecimento em fotografia analógica, processos e revelações para desenvolver técnicas próprias na fotografia digital. O contato com outras culturas e o interesse especial pelos povos africanos veio de suas viagens. Em Moçambique, Angola, Zimbábue e São Tomé e Príncipe, capturou imagens e trouxe uma visão ainda inexploradas aos olhos do espectador.

“Brazilian Way of Life: um visionário no interior do Brasil”, é uma exposição fotográfica composta por 19 imagens capturadas por Mario Alfredo Weiss e reveladas por meio de processo químico. Elas fazem parte do álbum com suas fotos preferidas que foi herdado pelo seu neto, Marcelo.

Os registros foram feitos entre 1940 e 1960, no nordeste brasileiro, interior de São Paulo e no Vale do Paraíba. As fotos são de pessoas e paisagens, cenas cotidianas, paisagens de roça, pescadores, artesãos, evidenciando a falta de condições com que viviam muitos brasileiros na época.

A fotografia tinha um papel especial na vida do Mario que adorava fotografar e filmar, passava parte do seu tempo realizando experimentos de iluminação e revelação. Ele passou todo o seu conhecimento para o neto.

Serviço:

A exposição está na Casa Holandesa, fica na ala museal da Vila Histórica. A construção simboliza a Era de Ouro da Holanda no período renascentista. A fachada e o interior da residência são representados pelos estilos, tradições, hábitos e costumes neerlandeses que aparecem em pinturas do famoso pintor Johannes Vermeer.

O ingresso para visitar o Parque Histórico e prestigiar a exposição é R$30 reais. Professores, estudantes e doadores de sangue pagam meia entrada, no valor de R$15 reais. essoas acima de 60 anos e crianças até 6 anos são isentas. Nas quartas e entre os dias 16 e 19 de maio a entrada é gratuita para todos.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support