Exposição do Museu Parque Histórico retrata o aconchego da casa dos imigrantes holandeses

 In Destaque, Noticias

 

Situado na Casa da Memória, o espaço expositivo “Gezellig – A arte do aconchego” representa uma sala holandesa, e seu ambiente aconchegante nos permite vivenciar o significado desta palavra. Felipe Pedroso, responsável pela exposição, explica que “Gezellig é uma expressão em língua neerlandesa, um conceito que não tem uma tradução direta para o português. Esta manifestação cultural incorpora um sentimento de aconchego, conforto, intimidade e convivialidade. Desta forma, o conceito expresso na reprodução da decoração de uma casa holandesa está relacionado a um ambiente acolhedor, confortável e convidativo”.

O cenário, cujo objetivo é transportar o público para a casa da oma (avó em neerlandês), é composto por peças do acervo institucional que foram escolhidas cuidadosamente para reproduzir este ambiente.

Pedroso relata que a identidade da exposição é baseada no “uso de cores quentes e aconchegantes que transmitem uma sensação de calor e conforto. Iluminação suave para criar uma atmosfera acolhedora e relaxante. Tecidos macios e texturas agradáveis, peças e móveis antigos, que tenham uma história e tornam o ambiente original e único, além dos detalhes pessoais que criam uma atmosfera mais íntima e acolhedora”.

Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone 42 98433-4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support