Associação Parque Histórico realizou Assembleia

 In Destaque, Noticias

Em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinárias a Associação Parque Histórico presta de contas das atividades realizadas em 2023, define nova logomarca, institui a criação do Museu e aprova Política de Gestão de Acervos.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), no dia 6 de março, reuniu sócios fundadores e sócios colaboradores para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), referente as atividades realizadas no ano de 2023. Na ocasião, aconteceram duas Assembleias Extraordinárias, consecutivas, que pautaram a criação do Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC) e Política de Gestão de Acervos da instituição.

O relatório de atividades realizadas em 2023, apresentação e aprovação do balanço referente ao mesmo ano, o parecer e aprovação das contas pelo Conselho Fiscal, o orçamento para o ano de 2024 foram pautas na AGO. O espaço de memória está em processo de restruturação. Com a elaboração do Plano Museológico, que direcionará as atividades nos próximos 10 anos, notou-se a necessidade de alterar a marca e incluir a palavra Museu na mesma, os participantes votaram a favor.

Foi identificado a necessidade de elaborar e aprovar em ata, com votação dos sócios fundadores e sócios colaboradores, a criação do Museu dentro das instâncias de decisão da Associação Parque Histórico de Carambeí. Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os presentes deliberaram a criação retroativa, do ano de 2001, na data em que foi fundada a ala museal Casa da Memória. Deste modo, atende ao que explicita a legislação museológica e segue as orientações dos órgãos da área, em especial Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Seguindo a Lei n° 11904/2009, Decreto n° 8.124/2013, o código de ética do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Lei n° 8.159/1991, Decreto n 4.073/2002, normativa CONARQ n° 40, de 9 de dezembro de 2014, normativas IBRAM, Internacional Council of Museums — Ccomittee for Conservation (COM-CC), constituição brasileira, convenções, declarações e normativas internacionais que visam a proteção e preservação do patrimônio, foi apresentada e votado a favor da Política de Gestão de Acervos elaborada para o Plano Museológico. Este documento, cujo objetivo, é regular o processo de incorporação, desincorporação e circulação dos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográfico, estabelecendo critérios e procedimentos.

O presidente da APHC, Dick Carlo de Geus, agradeceu a equipe do Museu pelo trabalho desempenhando. O MPHC, de 2014 até 2023, recebeu 1.102.424 visitantes e é perceptível o crescimento, há necessidade de reestruturação, esse processo é acompanhado por uma consultoria técnica em Museus.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support