Alunos das escolas da rede municipal de ensino farão decoração de árvore pascal no Museu Parque Histórico de Carambeí

 em Destaque, Noticias

Na oitava edição da Páscoa no Parque, a parceria entre o Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promove a tradição germânica da árvore pascal entre alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino, que estão pintando seus próprios ovos para enriquecer a decoração do Museu.

 “Decidimos dar um passo à frente na interação do Museu com a comunidade e estabelecer mais oportunidades de contato entre os dois. Queremos cada vez mais trazer a escola para dentro do Museu, indo além das visitas mediadas que já costumamos oferecer e, claro, envolver mais que os alunos, engajando também os professores”, Ana Caroline Mika, coordenadora do Setor Educativo e Cultural do MPHC, animou-se como aos estreitar as relações entre o Museu e a escola.

O professor Inácio Povaz Filho, secretário municipal de educação e cultura, demonstra sua alegria com a proximidade entre o Museu e a escola. “O projeto é um estímulo para as professoras de arte e estudantes, além de contribuir para a compreensão das tradições pascais de outras culturas”.

Para repassar aos alunos essa rica herança cultural trazida pelos imigrantes, os docentes de artes das escolas municipais passaram por uma capacitação para conhecer as tradições pascais representadas em Carambeí e como elas foram incorporadas por outras culturas. “Durante a formação, após apresentarmos o conteúdo histórico, os professores usaram a criatividade para pintar e decoraram ovos de plástico que serão usados na ornamentação das árvores de Páscoa do Museu”, conta Samuel Rosa, integrante do Setor Educativo e Cultural.

Pela primeira vez, a ornamentação das árvores de Páscoa que são colocadas no jardim do Museu será feita pela comunidade escolar. Cerca de 360 alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino, juntamente com seus professores de artes, participarão do projeto, decorando os ovos artificiais que serão colocados nos galhos secos nas arvores de Páscoa no Museu Parque Histórico de Carambeí.

A atividade contará com a participação das sete escolas municipais, envolvendo 17 turmas dos primeiros anos. Serão colocadas placas em frente às árvores para identificar o grupo responsável por cada decoração.

Árvore de Páscoa

A Osterbaum, uma árvore com galhos secos e sem folhas, ornamentada com ovos coloridos, representa a tradição cristã da cultura germânica. Os galhos secos simbolizam a ausência da vida, enquanto a decoração com ovos simboliza o renascimento, dando vida aos galhos. A estrutura seca simboliza a morte de Jesus na cruz, apesar da tristeza, a vida é comemorada e a decoração com ovos coloridos simboliza a ressurreição.

Serviço:

No domingo de Páscoa, o Museu Parque Histórico de Carambeí abrirá para visitação das 10h às 17h. A partir das 12h, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante oferecerá um menu especial de almoço, elaborado para a ocasião. Estarão à venda opções de tortas doces e porções de petiscos típicos da culinária indo-holandesa, das 10h às 19h.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support