IMG_1430

O Parque nas Escolas

Com o propósito de romper os ‘muros’ do museu e democratizar o seu acesso, o Parque nas Escolas se firma como uma alternativa de instigar o gosto pela visitação a museus e centro culturais, levando até as escolas e aos seus alunos algumas peças emblemáticas e curiosas do seu acervo, fontes históricas e fotografias. O projeto busca abordar o papel dos museus na sociedade, a importância da preservação da memória, a compreensão do ofício do historiador e possibilita ao aluno uma experiência de proximidade com o patrimônio histórico local.

Turma do Parque

Teatro de Fantoches – Turma do Parque

‘Turma do Parque’ é uma ação educativa que utiliza do teatro de fantoches como uma proposta lúdico-pedagógica para instruir a visitação de crianças de até 8 anos de idade por meio de linguagem e metodologia específica para a delimitação de faixa etária.  Aborda a história da colonização holandesa no município de Carambeí, juntamente com temas como diversidade cultural, meio ambiente e memória.

origens

Origens étnicas de Carambeí

O foco da ação é resgatar a memória de todas as etnias presentes na história de Carambeí para que os participantes desta ação se sintam pertencentes à memória trabalhada no museu, refletindo e reafirmando a diversidade étnica da comunidade. A atividade, em conjunto com o fantoche Os Três Astronautas de Umberto Eco, enfatiza que apesar das diferenças culturais, somos todos iguais e sentimos as mesmas sensações, buscando assim, despertar a empatia pelo próximo e pelo diferente, reforçando valores de cidadania.

_MG_9438

Desenho e Patrimônio Histórico

Ao apresentar a diversidade das naturezas do patrimônio, a atividade busca dialogar com a memória e a identificação dos patrimônios da região com os quais os alunos de escolas já tiveram contato, para então, expressa-los em forma de desenho.

foto_acervo2

Fotografia e Imigração

A atividade busca – com o contato da fonte histórica – mostrar  a realidade do imigrante e as representações contidas nestes documentos, problematizando o caráter historiográfico das imagens e relacionando com o caráter preservacionista da instituição museu.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support