As etapas do consumo de chá na Holanda

Imagem: Damesgezelschap bekijkt stereoscoopfoto’s, Jacob Spoel, in of voor 1868. Acervo Rijkmuseum

A presença do chá na Holanda dos séculos XVII e XVIII passou por três estágios e o seu consumo teve diferentes funções em cada etapa.  A primeira fase refere-se ao chá como um medicamento consumido principalmente por homens. Esta fase começa inicia-se em 1610 quando o chá foi introduzido e utilizado por médicos e botânicos em tratamentos diversos.

A segunda fase começa por volta de 1650, quando mais pessoas passaram a consumir a bebida, tida nesse momento como exótica e saborosa. Nesta fase, até 1680, o chá tem a função de um estimulante, consumido principalmente por mulheres ricas e abastadas.

Na terceira fase, a partir de 1680 o ritual social gira em torno da degustação do chá. Cria-se toda uma cerimônia neste hábito, onde mulheres se reúnem para se divertir e conversar.

Vê-se neste período que não apenas os ricos consumiam a bebida, mas também as demais classes sociais, e o hábito de beber chá popularizava-se em toda a Holanda.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support