Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Não existe uma definição universalmente aceita de sustentabilidade. Na verdade, existem muitos pontos de vista diferentes sobre este conceito e como ele pode ser alcançado. Sustentável é um adjetivo para algo que pode ser sustentado, ou seja, algo que é “suportável” e “capaz de ser continuado em um determinado nível”. No final das contas, a sustentabilidade talvez possa ser vista como os processos pelo qual algo é mantido em um determinado nível.

No entanto, hoje em dia, devido aos problemas ambientais e sociais que as sociedades em todo o mundo enfrentam, a sustentabilidade tem sido cada vez mais utilizada de forma específica. Atualmente, a sustentabilidade costuma ser definida como os processos e ações por meio dos quais a humanidade evita o esgotamento dos recursos naturais, a fim de manter um equilíbrio ecológico que não permita que a qualidade de vida das sociedades modernas diminua.

Desta forma, o termo “sustentabilidade” tem sido amplamente aplicado e relacionado com o campo da ecologia e meio-ambiente para caracterizar melhorias em áreas como a superexploração de recursos naturais, operações de manufatura, o consumo linear de produtos, a direção dos investimentos, estilo de vida do cidadão e desenvolvimentos tecnológicos em geral.

É nesse sentido que a Casa da Sustentabilidade opera, ela é uma proposta do Parque Histórico de Carambeí para abordar a questão da sustentabilidade em seus mais diversos aspectos. O espaço temático que ganha forma de exposição de longa duração e tem o objetivo de conscientização de práticas sustentáveis, sejam elas ecológicas, sociais ou econômicas. A estruturação do ambiente visa dar ênfase em questões como a valorização da economia criativa local, com trabalhos artesanais, manuais e com o favorecimento de materiais de reaproveitamento. A estrutura busca ilustrar uma casa moderna e aconchegante com aproveitamento de espaço, com traços da cultura neerlandesa representados. Uma espécie de loft atrativo e jovial. 

Um vislumbre do futuro. Hoje.

Os museus na contemporaneidade assumem um importante papel social, desta forma, o Parque Histórico de Carambeí dedica seus esforços a apresentar alternativas no uso cauteloso de recursos sustentáveis, pequenas ações cotidianas e de mudanças de comportamento que estabelecem relações de equilíbrio com o mundo. O futuro é agora!

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.