Festa dos Imigrantes
Tradição que se sente na pele, no som e no sabor
Nos dias 23 e 24 de agosto, Carambeí se transforma em um verdadeiro palco cultural com a 11ª Festa dos Imigrantes.
Serão dois dias de festa para viver as tradições que construíram nossa história, com apresentações culturais, danças folclóricas, música e sabores que conectam passado e presente.
Prepare-se para uma viagem pelas origens dos imigrantes que marcaram a região dos Campos Gerais.
Celebre as raízes, viva a cultura!
A 11ª Festa dos Imigrantes é uma festa em reconhecimento as culturas que contribuíram para a formação de Carambeí. As apresentações folclóricas são o reflexo das tradições herdadas, transmitidas com respeito e orgulho pelas novas gerações.
O Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda mantém viva a identidade dos primeiros imigrantes por meio de danças típicas e trajes tradicionais que representam fielmente a cultura dos Países Baixos.
O Coral Frísia valoriza as raízes com seu repertório que emociona e conecta o público à herança musical dos imigrantes frísios.
Já o Grupo Folclórico Ucraniano Vesselka emociona com sua expressão artística marcante, cheia de simbologia e força, celebrando a riqueza do patrimônio ucraniano.
Um palco, muitas origens…
A tradição também está presente na apresentação do Grupo Folclórico Sonnestrahl Terra Nova, que homenageia as influências germânicas da Europa Central.
A alegria contagiante do Grupo Folclórico Wisla representa a cultura polonesa com coreografias vibrantes, sempre exaltando valores como união, alegria e resistência.
O Coral Suábio Siedlerchor emociona com canções que resgatam a memória e o sentimento do povo suábio. A presença italiana ganha espaço com o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, que exalta a influência dos imigrantes da península itálica com danças calorosas e alegres, típicas das festas tradicionais do interior da Itália.
O tradicional Pout-Pourri da Imigração faz uma releitura bem-humorada da chegada dos primeiros imigrantes holandeses à região, promovendo uma experiência cultural única que une informação, emoção e entretenimento.
Espetáculo irá narrar a história da imigração

Com roteiro de Gerdiena Dykstra, a apresentação Pot-pourri da Imigração mistura teatro e música para emocionar o público no dia 23 de agosto.
No dia 23 de agosto, às 17h30, o espetáculo Pot-pourri da Imigração será apresentado ao público, trazendo a trajetória da imigração em Carambeí por meio de encenações teatrais e performances musicais.
A obra é assinada por Gerdiena Dykstra, descendente de neerlandeses e autora do roteiro, que se inspirou nas histórias transmitidas de geração em geração para construir a narrativa. Muitas dessas passagens não estão registradas em livros, o que torna a peça ainda mais relevante para valorizar a tradição e preservar a identidade local.
Ateliê destaca a diversidade cultural

Alunos do Ateliê Mãos Coloridas apresentam obras inspiradas nas tradições dos povos imigrantes no dia 3 de agosto.
No dia 23 de agosto, entre 14h e 16h, a 11ª Festa dos Imigrantes terá um momento especial de expressão cultural com a participação dos alunos do Ateliê Mãos Coloridas. Durante a atividade, o público poderá acompanhar de perto o processo criativo dos jovens artistas, observando as telas ganhando forma e cor em tempo real.
Além de presenciar a pintura em andamento, os visitantes terão a oportunidade de interagir com os artistas, conhecer suas inspirações e vivenciar um encontro único que une arte, história e diversidade.
Programação


Cardápio
A 11ª Festa dos Imigrantes também é um convite para uma viagem gastronômica


Ingresso Social

Para garantir o acesso de todos, a 11ª Festa dos Imigrantes terá ingresso social no valor de R$ 10,00.
A entrada será gratuita para os pequenos: crianças de até 10 anos não pagam ingresso.
Prepare-se para dois dias de festa, cultura e diversão. Reserve o fim de semana para viver essa experiência inesquecível!
A Festa dos Imigrantes acontece em dois dias, com início às 10h e encerramento às 20h.
O MPHC oferece estacionamento gratuito para todos os visitantes. Assim, você aproveita o evento com tranquilidade e segurança, do início ao fim.
Localização
A 11ª Festa dos Imigrantes acontece no Museu Parque Histórico de Carambeí, o maior Museu a céu aberto do Brasil.
Confira, no mapa, a localização:











