panelas2

Culinária

panelas1
k1600__mg_0931

Nasi Goreng – Indonésio

k1600_img_0830

Stamppot – Holandês

imagem_2021-05-18_111035

Pyzy – Polonês

k1600_bruschetta

Bruschetta – Italiano

k1600_arroz

Arroz de tomates – Português

k1600__mg_1135

Arroz Biriani – Bangladesh

Grupos folclóricos

A Festa dos Imigrantes do Parque Histórico, desde 2015 proporciona apresentações de grupos folclóricos da região. A nossa festa tem o objetivo de celebrar a multiculturalidade étnica e cultural do Paraná. Os grupos que aqui se apresentaram envolveram dança, música, performance de palco e o mais importante, eles contaram e representaram a história, trajetória  e identidade de seu povo.

Aspectos culturais

Exposição Paraná de Todos os Povos

Paraná de Todos os Povos foi uma mostra fotográfica resultado da parceria entre a instituição Parque Histórico e o Centro Europeu de Ponta Grossa, durante a 8ª edição da Festa dos Imigrantes realizada no mês de maio de 2015. 

A convite da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) alunos do curso de fotografia do Centro Europeu registraram os nove grupos folclóricos que se apresentaram na Festa dos Imigrantes. A parceria entre as instituições teve o intuito de reproduzir os diferentes elementos que compõe a cultura de cada etnia representada na festividade.

No evento, utilizando da dança folclórica os grupos mostraram ao público suas tradições, suas crenças e cultura popular, divulgaram a rica cultura dos diferentes países que colonizaram o Estado. A mistura de todas as etnias que imigram para o Brasil e aqui se estabeleceram formam o ‘Paraná de Todos os Povos’.

A ligação entre o folclore e a cultura de uma comunidade é muito forte, são os costumes de um povo representado por meio dessas manifestações, o espaço foi aberto para esta mostra com o intuito de celebrar o mês do folclore e retratar por diferentes percepções a pluralidade étnica e cultural do Estado. A ação também contribui para fomentar a pratica da fotografia como arte.

Foram tiradas mais de 2 mil fotos, destas pré-selecionadas 700 e foram escolhidas para a exposição 30 fotos. Todos os grupos foram representados, alguns dançando e outros por meio de elementos característicos de cada cultura. 

Edições anteriores

Bonecos Funkos folclóricos

Clique na imagem escolhida, imprima, recorte, cole e monte divertidos bonecos de papel com personagens representando as etnias de imigrantes de Carambeí. Colecione e divirta-se!

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.