Sobre a mostra

A mostra fotográfica Interiores nasceu da ideia de mostrar aspectos identitários no interior das residências de pessoas pertencentes a comunidade de imigrantes holandeses em Carambeí.  O objetivo é por meio de fotografias artísticas do fotógrafo Lucas Los evidenciar elementos de representatividade da cultura neerlandesa ainda remanescentes.

Com curadoria do historiador Felipe Pedroso, esses elementos vão sendo decodificados: o uso do tapete sobre a mesa, da porcelana azul e branca de Delft e das lareiras em quase todas as casas de famílias de descendentes do grupo de imigrantes, mostram que essas características estéticas de adorno estão relacionadas com a história desse povo, com a sua identidade nacional e que muitos desses aspectos que hoje se apresentam enquanto tradição, tem origem principalmente no apogeu da sociedade holandesa no século XVII.

A simplicidade, objetividade e até mesmo a rusticidade, são manifestações que caracterizam esse passado quase que esquecido. A cultura de interior demonstra um forte apego do grupo com esses elementos.

A origem de grande parte das tradições, mas principalmente as de decoração são provindas do período renascentista que com a ascensão da burguesia comerciante, investia em artigos de luxo. Um exemplo disso, são os usos de utensílios de cobre e estanho, que segundo cronistas setecentistas, reluzia ao longo das paredes. Nas casas holandesas deste período, armários envidraçados com louças eram comuns, nas mesas, molheiras e itens de porcelana azul e branco – algo que até os dias atuais permanece como aspecto de pertencimento.

Valores e tradição

As casas hoje, em sua maioria, apontam para uma decoração mais contemporânea, mas ainda com fortes traços dessa cultura do passado, utensílios e moveis modernos são misturados a artigos antigos, rústicos, de memória coletiva e de representatividade do que é ser holandês.

A exposição evidencia que mesmo com o passar dos anos, o grupo de imigrantes e descendentes, estabelecem relações estéticas com os objetos, que traduzem o seu significado simbólico e agregam valores históricos e tradicionais.

Casas holandesas de origem

beleza e arte de interiores

Observe como a pintura holandesa renascentista retratava a vida cotidiana do povo holandês e o interior de suas residências. As imagens fazem parte do acervo do Rijkmuseum.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt