Conheça o acervo
Os tratores eram um ponto essencial para o sucesso da colônia Carambehy.
A falta de mão de obra na época era um desafio.
-Mentiras de Carambeí
A força animal e o
arado para tratar a terra
A força animal atrelada ao uso do arado facilitou o trabalho dos seres humanos com o campo. Um símbolo da agricultura, o arado é o mais antigo das ferramentas do cotidiano agrícola. Foi com os primeiros imigrantes que esse tipo de instrumento de trabalho foi introduzido no Brasil.


Um marco na produção alimentar
Desde o momento em que os seres humanos passaram a produzir seus alimentos, a sua fonte de energia era a sua própria força. Essa força foi substituída pela tração animal. Por volta de 1784 que o primeiro modelo de máquina de tração surgiu, e nos anos seguintes podia-se ver máquinas movidas a vapor sendo utilizadas na aragem dos solos. Não demorou muito para as máquinas a vapor serem gradualmente substituídas pelas de motor de combustão e passarem a ser popularmente chamadas de trator, ou máquina de tracionar.
Dupla função
O trator possuía uma dupla função, além do trabalho era um meio de transporte, no qual podemos observar inúmeras fotografias pertencente ao acervo APHC em que a carona para a igreja vinha da força de tração dessas máquinas. Era comum as famílias mais abastadas possuírem a máquina tanto para o trabalho quanto para os momentos de lazer, vestir a roupa de domingo e subir em um trator para ir à igreja não era incomum e muitos levavam seus filhos para escola no trator.
