A Casa da

CriatividAde

A Casa da Criatividade é um espaço destinado a mostrar os aspectos criativos da arte e cultura em suas diversas manifestações. Abriga atualmente a exposição temporária:  Traços de Willem Kiewiet – O narrador de histórias em nanquim, uma mostra que evidencia mais de trinta obras de seu acervo, de paisagens dos Campos Gerais à cenários holandeses.

mis-vacaciones14

O traço preciso de

Willem Kiewiet

Nascido em Veendam, cidade no norte da Holanda, o pequeno Willem Kiewiet foi estimulado pela família desde muito cedo a desenvolver sua criatividade e suas habilidades artísticas. Estudou offset-litografia em Utrecht e trabalhou numa gráfica em Haia por seis anos, onde criou uma série de desenhos em nanquim e quadros em pintura a óleo.

Em 1986 resolveu imigrar para o Brasil, terra que se apaixonou logo que pisou pela primeira vez. Fixou residência em Carambeí e por 16 anos foi suinocultor, período que deixou de lado seus dotes artísticos dando preferência para a prática agropecuária.

O contador de histórias

em desenhos

Em 2002 retoma seu trabalho com nanquim, quando resolve contar as histórias dos Campos Gerais que tanto o fascinavam: o passado dos casarões coloniais portugueses, os imigrantes holandeses, a forte presença tropeira e a bela paisagem que encantou até mesmo o cronista francês August de Saint Hilaire, foram alguns dos temas que nortearam a sua nova série de desenhos. Um trabalho minucioso e preciso que Willem, por meio de seus traços, narra uma parte importante da história do Paraná. Estado que abraçou e abraça a todos que aqui decidiram se estabelecer.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt