0

Parque Histórico registra crescimento de 7% nas visitas em 2017

O maior museu histórico a céu aberto do Brasil, principal atrativo dos Campos Gerais, o Parque Histórico de Carambeí encerra 2017 com aumento no número de visitantes e no ranking do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) entre os museus mais visitados do Brasil. Foram mais de 118 mil pessoas que visitaram o museu durante este ano.

O Parque Histórico fica em Carambeí, uma charmosa cidade com cerca de 20 mil habitantes, localizada entre Castro e Ponta Grossa, a cerca de 140 quilômetros de Curitiba. O museu foi construído com o intuito de preservar e difundir a memória dos imigrantes holandeses na região e suas relações com outras diferentes etnias. Em 2011 foi inaugurado o complexo Parque Histórico que possui 100 mil metros quadrados, é formado por reproduções arquitetônicas da antiga Colônia Carambehy e réplicas de construções holandesas que são unidas por uma extensa área de jardins.

Com apenas 7 anos o museu figura ao lado dos 100 museus mais visitados do Brasil, está entre os cinco mais visitados da região Sul e é o segundo no ranking do Paraná. O coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, Felipe Pedroso, anima-se com os resultados crescentes de visitação. “É extremamente gratificante ver o Parque Histórico, um museu do interior do Estado, figurando entre as instituições museais mais visitadas do Brasil. Em mais um ano percebermos uma constante crescente no número de visitantes, isso reflete o caminho assertivo que o museu adotou na definição da sua identidade institucional, evidenciando um importante instrumento cultural não só para Carambeí, mas para todo o Paraná”.

0

Frísia premia visitantes do Natal no Parque

 

Os ursos colocados pela Frísia Cooperativa Agroindustrial para ornamentar a decoração natalina do Parque Histórico de Carambeí encantou o público, muitas pessoas tiram fotos nos cenários e deram aquele ‘abraço de urso’ para registrar o passeio no Natal no Parque, maior evento natalino dos Campos Gerais.

A Cooperativa percebeu o encantamento dos visitantes pelas pelúcias gigantes e fofinhas, aproveitou a oportunidade para fazer um concurso cultural e presentar o ganhador com um urso da decoração. Para participar bastava responder a pergunta ‘O que é o Natal em Família para você?’, participaram da concurso 567 pessoas e destas foram selecionadas as nove melhores frases.

Frases ganhadoras dos ursos da Frísia Cooperativa Agroindustrial

A Frísia doou seis ursos para a premiação, as seis frases que se destacaram foram de: Mateus Kugler, Nicolly M. Bueno, Greice Cristina de Oliveira, Carolina de Curitiba, Diandra Vaz e Jacqueline Ahrem.  O Parque Histórico de Carambeí também escolheu três mensagens e presentará Jocilene Bryk, Luiz Henrique Weinet e Pablo Ribeiro com pelúcias.

Ganhadores da pelúcia do Parque Histórico de Carambeí

 

0

Parque Histórico continuará com horário estendido pós Natal

Na semana entre o Natal e Ano Novo o museu também abrirá para visitação à noite.

Que tal reservar aqueles dias de folga pós Natal e antes do Ano Novo para visitar o Parque Histórico de Carambeí? Entre os dias 26 e 30 de dezembro o Parque, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, estará com horário estendido e abrirá das 11h às 22h. Nesse período, o ingresso para visitação será R$5 e somente crianças até 12 anos serão isentas da taxa de entrada.

O Parque Histórico foi construído em uma área de 100 mil metros quadrados que une uma extensa área de jardins a reproduções da antiga Colônia Carambeí e do Zaanse Schans, parque ambiental holandês. O museu fica nos Campos Gerais, entre as cidades de Castro e Ponta Grossa, a aproximadamente 140 km de Curitiba

Visitar o museu é uma ótima opção de passeio para a família, para quem busca o contato direto com a natureza, fugir da agitação dos grandes centros e conhecer uma nova cultura. Para as crianças é uma divertida aula de história ver como era simples a vida no campo, como as pessoas viviam sem água encanada, luz elétrica e toda a tecnologia dos dias atuais.

Mais informações e reservas para grupos pelo e-mail agendamento@aphc.com.br.

0

Papai Noel do Parque Histórico presenteia crianças dos CMEI’s de Carambeí

Na sexta, os brinquedos arrecadados na chegada do Papai Noel ao Natal no Parque foram doados pela Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) da cidade.

No dia 8 de dezembro, para visitar o Parque e prestigiar a chegada do bom velhinho foi realizada uma ação solidária e o ingresso foi um brinquedo novo ou em bom estado. Neste dia a APHC recebeu cerca 1,1 mil visitantes e arrecadou 700 brinquedos que foram distribuídos entre os alunos dos CMEI’s: Betânia, São Judas, Santa Rita, Canaã e Betel.

As crianças do CMEI Betânia visitaram a casa do Papai Noel no Parque Histórico, foram recepcionadas pelo bom velhinho, fizeram seus pedidos de Natal e receberam os brinquedos da ação organizada pela APHC. Os alunos dos outros CMEI’s de Carambeí, também, receberam os brinquedos no mesmo dia.

0

Natal em Família será apresentado em dobro

Neste sábado (16), devido ao sucesso de público, o espetáculo Natal em Família será apresentado em dobro no Parque Histórico de Carambeí. O musical, tema da sétima edição do Natal no Parque, terá duas sessões, sendo: uma às 20h30 e a outra às 21h30.

O Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico, local onde estão acontecendo as apresentações do Natal em Família possui 3,2 mil metros quadrados e ficou pequeno no último final de semana. Pensando no bem estar da plateia, a instituição realizará duas apresentações na noite do sábado e deste modo dividirá o público, para que todos fiquem confortáveis para assistir ao musical.

Natal em Família

Com um enredo contemporâneo, o espetáculo retrata uma família que a mãe é a única a tentar mantê-los unidos e na noite de Natal encontra na família de Jesus a representação do amor, resgatando esperança para dias melhores.

0

Presépios étnicos são destaque no Koffiehuis Parque Histórico

Holandeses, indonésios, portugueses, poloneses, italianos, alemães, povos africanos e nações indígenas, representando a pluralidade étnica na decoração do Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí é uma singela homenagem aos povos que se estabeleceram na cidade.

Com o tema Natal em Família, foram feitos pequenos presépios, símbolo mais antigo do Natal, para decorar as mesas do estabelecimento e retratar a família do menino Jesus com ícones característicos dos diversos povos que formaram Carambeí.

Como no espetáculo Natal em Família, que é apresentado na noite dos sábados, a proposta da decoração é fazer com que o público do Parque Histórico se identifique e encontre na família de Jesus a representação do amor, que é o sentido maior do Natal.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí, até o dia 23 de dezembro, está com uma programação especial para o Natal no Parque. Mais informações no site www.aphc.com.br/natalnoparque.

0

Instituição expõe presépios no Natal no Parque

Uma das formas mais tradicionais de representar o Natal é o presépio, surgiu em 1223, na cidade de Greccio na Itália e é utilizado até hoje. No Natal no Parque, evento natalino realizado pela Associação Parque Histórico de Carambeí, a família de Jesus foi montada pela Ação Social Casa Padre Theodorus Köop, contra turno social da cidade.

Bucha vegetal é utilizada na confecção de mini presépio.

Em tamanho real o presépio foi montado na Vila Histórica, em um estábulo que fica anexo a uma construção que representa uma chácara de imigrantes, também conta com a reprodução dos reis magos e os pastores que foram visitar o menino Jesus em Belém. Para representar a tradicional família, montar o cenário foi utilizada uma técnica com gesso e como molde o rosto de algumas crianças da instituição para representar os personagens.

Na Casa da Memória, do Parque Histórico, foi montada uma Mini Mostra de Presépios feita com materiais alternativos pela equipe pedagógica da Ação Social Casa Padre Theodorus Köop.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí preparou uma programação especial para o evento, até o dia 23 de dezembro o horário de atendimento foi estendido para que o público possa conhecer a ornamentação natalina. Mais informações no site www.aphc.com.br/natalnoparque.

0

Cantor Daniel conhece o típico sabor Holandês do Parque Histórico

Foto: Emerson Teixeira

No domingo (10), devido as comemorações do aniversário de Carambeí a Prefeitura Municipal promoveu um show com o cantor Daniel. Na ocasião, foi apresentada a doce e saborosa Rota das Tortas e o Parque Histórico de Carambeí foi convidado a levar o típico sabor holandês para o artista degustar.

Cantor foi presenteado com Stroopwafel DeBakker 

A tradicional Speculaastaart (Torta de Speculaas), receita holandesa que leva o marcante e excêntrico sabor das onze especiarias que compõe os seus ingredientes, foi escolhido para apresentar ao cantor a típica gastronomia holandesa servida no Parque Histórico. O delicioso stroopwafel, bolacha holandesa com recheio de caramelo, produzido pela DeBakker não poderia ficar de fora do kit com sabor holandês preparado pelo Parque.

Foto: Emerson Teixeira

Aproveitando a oportunidade, a Associação Parque Histórico presenteou o Daniel com um Catálogo APHC que apresenta coleções, atividades, ações, sabores e cores de um parque museal de preservação da origem étnica neerlandesa e da continuidade da vida dos brasileiros nos Campos Gerais, do Paraná, um grande destino turístico regional, moldado pelo patrimônio cultural.

0

Parque Histórico lança concurso cultural no Natal no Parque

O público do evento concorrerá a um urso da decoração especial para a festividade.

A ornamentação natalina do Parque das Águas e do Pavilhão de Exposições Frísia está cativando o público. O cenário montado especialmente para o Natal no Parque, que acontece entre os dias 2 e 23 de dezembro, está bem colorido, repleto de ursos fofinhos que deixam adultos e crianças encantados e com vontade de levar um para casa.

Pensando nisto, a Associação Parque Histórico de Carambeí lançou um concurso cultural e irá presentear o ganhador com um dos ursos que compõe a decoração interna do pavilhão. Participar é fácil, basta visitar o Parque Histórico de Carambeí, durante o Natal no Parque, e responder: O que é o Natal em Família pra você?

Quando visitar o Parque Histórico não esqueça de passar pelo pavilhão, responder a pergunta do concurso cultural, colocar o nome completo, telefone para contato e ficar na torcida.

0

Chegada do Papai Noel no Natal no Parque

O bom velhinho já agendou a sua chegada ao Parque Histórico de Carambeí.

No Natal no Parque, a chegada do Papai Noel é mágica e um dos momentos mais esperados pelas crianças. Na sexta, dia 8 de dezembro, às 20h15, como é tradição no Parque Histórico de Carambeí o bom velhinho chegará em seu trenó iluminado.

O Papai Noel chegará para ocupar a sua casa que fica dentro da Vila Histórica, do Parque, uma das construções que foi decorada especialmente para que o bom velhinho receba as crianças durante o evento natalino. A casa do Papai Noel, a partir de sábado, ficará aberta para visitação das 18h às 22h.

Serviço


Na sexta, devido a chegada do Papai Noel, a entrada no Parque Histórico será um brinquedo novo ou em bom estado que posteriormente será doado as instituições da cidade. Mais informações e a programação completa do Natal no Parque no site www.aphc.com.br/natalnoparque.

 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt