IMG_1430

O Parque nas Escolas

Com o propósito de romper os ‘muros’ do museu e democratizar o seu acesso, o Parque nas Escolas se firma como uma alternativa de instigar o gosto pela visitação a museus e centro culturais, levando até as escolas e aos seus alunos algumas peças emblemáticas e curiosas do seu acervo, fontes históricas e fotografias. O projeto busca abordar o papel dos museus na sociedade, a importância da preservação da memória, a compreensão do ofício do historiador e possibilita ao aluno uma experiência de proximidade com o patrimônio histórico local.

Turma do Parque

Teatro de Fantoches – Turma do Parque

‘Turma do Parque’ é uma ação educativa que utiliza do teatro de fantoches como uma proposta lúdico-pedagógica para instruir a visitação de crianças de até 8 anos de idade por meio de linguagem e metodologia específica para a delimitação de faixa etária.  Aborda a história da colonização holandesa no município de Carambeí, juntamente com temas como diversidade cultural, meio ambiente e memória.

origens

Origens étnicas de Carambeí

O foco da ação é resgatar a memória de todas as etnias presentes na história de Carambeí para que os participantes desta ação se sintam pertencentes à memória trabalhada no museu, refletindo e reafirmando a diversidade étnica da comunidade. A atividade, em conjunto com o fantoche Os Três Astronautas de Umberto Eco, enfatiza que apesar das diferenças culturais, somos todos iguais e sentimos as mesmas sensações, buscando assim, despertar a empatia pelo próximo e pelo diferente, reforçando valores de cidadania.

_MG_9438

Desenho e Patrimônio Histórico

Ao apresentar a diversidade das naturezas do patrimônio, a atividade busca dialogar com a memória e a identificação dos patrimônios da região com os quais os alunos de escolas já tiveram contato, para então, expressa-los em forma de desenho.

foto_acervo2

Fotografia e Imigração

A atividade busca – com o contato da fonte histórica – mostrar  a realidade do imigrante e as representações contidas nestes documentos, problematizando o caráter historiográfico das imagens e relacionando com o caráter preservacionista da instituição museu.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.