Os projetos fazem parte do Programa Educativo do Parque e estão em conformidade com o Estatuto dos Museus e com as diretrizes e metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), visto que a implantação das ações contribui para o papel educacional da instituição.

Museu Interativo

Projeto teatral Museu Interativo

A comunidade de imigrantes holandeses presente em Carambeí sempre se dedicou a manifestações culturais, como a música, dança e o teatro. Deste último, se tem registros das atividades a partir da década de 1950. Desta forma, a criação do projeto Museu Interativo, na Vila Histórica do Parque, era só uma questão de tempo.
A reconstituição das casas, escola, igreja e demais ambientes de trabalho e convívio foram o incentivador ideal para a comunidade impulsionar sua paixão pelo teatro. Em datas especiais e festividades, a Vila Histórica ganha vida e os moradores de Carambeí prestam uma homenagem ao passado, relembrando as famílias dos primeiros imigrantes que exerceram importantes papéis na comunidade.

_MG_8712

Educação Patrimonial para Educadores

O projeto consiste na distribuição do material de apoio histórico-pedagógico, com intuito de preparar professores e educadores em visita à Instituição. O material funciona como uma espécie de guia didático, norteando professores na pré e pós-visitação, com assuntos e temáticas que podem ser abordados em sala de aula previstos no currículo escolar:
Grandes Navegações, Brasil República, Processos Migratórios, Cooperativismo, Multiculturalidade, Forças Agrárias, I e II Guerra Mundial, Sustentabilidade Ambiental, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural são alguns dos recortes temáticos possíveis.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt