Os projetos fazem parte do Programa Educativo do Parque e estão em conformidade com o Estatuto dos Museus e com as diretrizes e metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), visto que a implantação das ações contribui para o papel educacional da instituição.

Museu Interativo

Projeto teatral Museu Interativo

A comunidade de imigrantes holandeses presente em Carambeí sempre se dedicou a manifestações culturais, como a música, dança e o teatro. Deste último, se tem registros das atividades a partir da década de 1950. Desta forma, a criação do projeto Museu Interativo, na Vila Histórica do Parque, era só uma questão de tempo.
A reconstituição das casas, escola, igreja e demais ambientes de trabalho e convívio foram o incentivador ideal para a comunidade impulsionar sua paixão pelo teatro. Em datas especiais e festividades, a Vila Histórica ganha vida e os moradores de Carambeí prestam uma homenagem ao passado, relembrando as famílias dos primeiros imigrantes que exerceram importantes papéis na comunidade.

_MG_8712

Educação Patrimonial para Educadores

O projeto consiste na distribuição do material de apoio histórico-pedagógico, com intuito de preparar professores e educadores em visita à Instituição. O material funciona como uma espécie de guia didático, norteando professores na pré e pós-visitação, com assuntos e temáticas que podem ser abordados em sala de aula previstos no currículo escolar:
Grandes Navegações, Brasil República, Processos Migratórios, Cooperativismo, Multiculturalidade, Forças Agrárias, I e II Guerra Mundial, Sustentabilidade Ambiental, Memória e Patrimônio Histórico e Cultural são alguns dos recortes temáticos possíveis.

mulheres3

Espaço da Memória Feminina

A criação do espaço tem como objetivo fazer uma releitura da importância da mulher na construção e consolidação da ‘Colônia de Carambehy’, trazendo a estas mulheres o seu devido protagonismo na história da imigração e do próprio município. Com o auxílio da emergência da corrente da Nova Museologia, pretendemos resgatar, difundir e preservar os relatos, histórias de vida e atuações das figuras femininas e o seu papel na sociedade no início do século XX. O espaço será ambientado com retratos de mulheres de todas as etnias, utensílios e pertences pessoais em uma proposta museográfica realizada por mulheres.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.