Especialistas em Patrimônio Histórico e Cultural avaliam PHC

 In Destaque, Noticias

 

O Parque Histórico de Carambeí (PHC) recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita das maiores autoridades paranaenses em Patrimônio Histórico e Cultural, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/PR), José La Pastina Filho, e da Coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos – órgão de assessoramento à Unesco), Rosina Parchen.

“O Parque é de altíssima qualidade e isso tem que ser divulgado, conhecido e apoiado pelas pessoas e pelo governo, para que mais pessoas venham conhecer este espaço e para que este se desenvolva conforme foi proposto e projetado”, enfatizou Rosina. Segundo ela, a representação da saga dos holandeses que vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades, cresceu e se desenvolveu junto com o Paraná é emocionante.

“Este complexo é absolutamente empolgante e impressionante”, destacou La Pastina. “Tenho a impressão de que as demais etnias [que se encontram no Paraná] vão ficar com inveja de Carambeí e vão querer fazer seus parques temáticos”, brincou.

Durante a vista, La pastina destacou a beleza do local e do complexo museal e afirmou que este é digno de um país do primeiro mundo. “Um empreendimento espetacular, numa área imensa, o que demonstra o carinho da população e o respeito que eles têm por seus antepassados que tanto sofreram para se fixar em um novo país”, afirmou.

Entusiasmo – Rosina contou que ao ver a qualidade do Parque pensou que o complexo havia contado com o auxílio de técnicos em museografia e museologia. “Me extasiei quando soube que não, que é uma iniciativa da comunidade”, disse.

A visita foi acompanhada ainda pelo professor e arqueólogo da Universidade Federal do Paraná, Igor Chmyz, pelo presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, pelo vice-presidente Frank Dijkstra e do secretário Gaspar de Geus, e pelos curadores do Parque.

 

Ouça a opinião de Rosina Parchen sobre o PHC

Ouça a opinião de José La Pastina Filho sobre o PHC

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt