Expocarambeí vai mostrar avanços na produção de leite

 In Clipping

A 8ª edição da Expocarambeí, a ser realizada nos dias 18 e 19, no Parque Histórico de Carambeí, região dos Campos Gerais, vai apresentar os resultados da imigração holandesa na pecuária leiteira do Paraná. “A bacia leiteira dos Campos Gerais é, para mim, a melhor do país”, afirma o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

As médias na produção de leite conquistadas na região dos Campos Gerais ultrapassam a média nacional. Segundo acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a média de produção por vaca/dia nacional é de 5 litros, a paranaense é de 10 litros e nos Campos Gerais é de 15 litros.

A bacia leiteira dos Campos Gerais contribui para que o Paraná ocupe o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de leite, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Paraná fica atrás apenas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos Campos Gerais, está o município que mais produz leite no País: Castro.

Além do bom desempenho na produção, a qualidade do leite também é reconhecida. De acordo com Ortigara, isso ocorre porque os produtores da região estão em busca de aperfeiçoamento e as cooperativas agroindustriais estão fazendo investimentos para agregar valor ao produto in natura. Prova desses investimentos é o índice apresentado pela região, que conta com 2,25% do número de produtores do Estado e uma produção que ultrapassa 14% do total de leite produzido no Paraná.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

 

Leia também em:

Lobo Notícias

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt