Com ajuda do Rabobank, Sicredi vem para a cidade
Marca geralmente vinculada ao campo e ao agronegócio, o Sicredi está investindo R$ 4 milhões em publicidade e na criação de uma nova diretoria para atrair o público, e os empresários, urbanos.
Com vídeos no horário nobre, a campanha publicitária, já milionária nos primeiros dois meses, começa a ser veiculada em horário nobre nessa quarta-feira, 23, nos 10 estados em que o grupo atua.
Ao longo de 2012, o banco também criará uma direção específica para micro, pequenas e médias empresas – as pessoas jurídicas cujo cujos faturamentos tenham sido de R$ 2,4 milhões a R$ 90 milhões no último exercício fiscal.
Atualmente, 300 mil associados se aproximam desse porte de negócios, correspondendo a 15% dos cooperativados. Além disso, maioria da base total de 1,9 milhão de associados está no interior.
“Hoje, 70% dos nossos negócios estão no campo e o restante na cidade. Queremos ter meio a meio até 2015”, diz Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi, sistema que hoje tem ativos totais de R$ 25,9 bilhões.
Rabobank ajuda
Graças à compra de 30% de participação acionária no Sicredi pelo holandês Rabobank, no ano passado, o banco terá um maior know how e apoio para a nova linha.
O holandês terá participação como fonte de financiamento para as empresas, o que aumentará de US$ 100 milhões para US$ 500 milhões os créditos disponíveis.
Agronegócio, no entanto, segue sendo o carro-chefe em 2012.
“Vamos ter uma linha de financiamento para a agricultura empresarial e comércio exterior com aporte de US$ 800 milhões. Isso é 25% a mais do que já disponibilizamos hoje”, completa Schardong.
Hoje, o Rabobank é responsável por 84% do financiamento rural da Holanda.
A ideia é que a parceria resulte em maior assistência técnica no banco gaúcho, ampliando as opções de financiamento de longo prazo e as possibilidades de internacionalização, especialmente para o agronegócio do Rio Grande do Sul, mas outros setores também podem se beneficiar.