Mesa posta: o chá e o café na cultura holandesa

Imagem: ‘Het nieuwe lied’, Jan Josef Horemans (II), 1740 – 1760. Acervo Rijkmuseum

A Holanda Renascentista dos séculos XVI e XVII teve papel fundamental na difusão do consumo do chá e do café em toda Europa, conhecidos como notórios navegadores e cartógrafos, os holandeses dominaram o comércio mundial neste período. Deram início em suas colônias tropicais a produção em larga escala de produtos da alimentação moderna, como o açúcar e o café – antes restritos à produção oriental e a mercantilização árabe – isso possibilitou o barateamento dos artigos considerados de luxo e a popularização de seu consumo.

As bebidas a princípio eram consideradas um medicamento, posteriormente com a adesão das elites e da burguesia no gosto pelos excêntricos produtos além-mar, seu consumo passou a ser um diferenciador social. O protestantismo, religião adotada após a Reforma, também favoreceu a propagação do hábito de beber chá e café, pois atribuía às bebidas aspectos morais de sobriedade.

Grande parte dos hábitos e costumes do povo holandês hoje advém do período conhecido como a Idade de Ouro Neerlandesa ou o Século de Ouro dos Países Baixos, um período da história em que a República Unida dos Países Baixos ascendeu e transformou-se no país mais rico do mundo. Esse momento foi marcado pelo grande desenvolvimento econômico dos centros urbanos como Amsterdã e Roterdã, pela inovação financeira e pelo florescimento comercial onde a abastada classe mercantil pode investir em arte e artigos de luxo provindos do Oriente e das Américas.

Deste período, o consumo das bebidas coloniais associadas ao consumo do açúcar e também das peças de cerâmica finas e delicadas vindas da Ásia proporcionaram o surgimento de hábitos e costumes pela aristocracia e burguesia neerlandesa. Utensílios de luxo eram importados do Oriente para adornar as mesas das ricas famílias em seus momentos de contemplação.

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comunicado importante

As alas museais estão temporariamente fechadas para visitação. Acompanhe nosso site e redes sociais para atualizações.

 

O Koffiehuis esta funcionando apenas com retirada no balcão ou delivery pelo site www.aphc.com.br/encomendar ou whatsapp (42) 98433-4643