FIRJAN debate importância do Design na Indústria

 em Clipping

“Valorizamos muito a pesquisa de tendências. Analisamos o que são as mudanças que estão acontecendo e por que as pessoas estão passando por aquelas mudanças”, esse foi o foco principal da apresentação da diretora de Criação e Tendências de Estilo da empresa holandesa Philips, Claudia Lieshout, durante a quarta edição do Rio Design Indústria.

O evento, realizado na terça-feira, dia 29 de novembro, na sede do Sistema FIRJAN, faz parte das comemorações do Ano da Holanda no Brasil. O objetivo foi disseminar a cultura da inovação através do design e aproximar criadores e empresários.Na ocasião, Claudia explicou que sempre que a Philips quer produzir algo novo, a área de design é envolvida. “Procuramos ver o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas. Isso tem relação com a parte de inovação. O foco não é o produto em si, mas tudo o que está ao redor dele”, ressalta.

Sobre o trabalho, ela adiantou que, independente do tamanho do projeto, existem seis etapas: insights, exploração, finalização da proposta de valor, desenvolvimento da estrutura criativa, articulação da marca e a execução de todos os pontos.

“Diferente do que era feito antes, hoje nos concentramos nas pessoas para depois criar. Criamos valor através do valor de pessoas”, complementou a diretora de Criação e Tendências de Estilo da Philips.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a importância da relação entre o Brasil e a Holanda: “Para nós, do Rio de Janeiro e da produção do evento, é muito satisfatório presenciarmos este dinamismo que estamos construindo. Já é a quarta edição do Rio Design. E esta relação entre Brasil e Holanda é muito feliz, pois trata-se de um país que se destaca no mundo hoje. E o Rio de Janeiro tem se destacado também em termos de sua capacidade de inspirar, através de sua gente, da criatividade do povo”.

De acordo com a vice-presidente da FIRJAN, Angela Costa, que abriu o evento, o design tem sido uma ferramenta estratégica utilizada em todo o mundo. “É um fator diferencial de agregação de valor a produtos e serviços nos mais variados segmentos”, disse, ressaltando a importância do Rio Design Indústria para o desenvolvimento do estado.

 

Além da apresentação da representante da Philips, os participantes puderam assistir os debates promovidos através dos painéis Voz do Parceiro do Design e da Inovação; Instituições de Pesquisa, Ensino e/ou Fomento; Voz do Criativo, com o designer Sérgio Rodrigues; e Voz da Indústria; todos com profissionais do Brasil e do exterior.Os participantes também puderam visitar a exposição de cadeiras Sérgio Rodrigues e de materiais nacionais de baixo impacto ambiental.

Fonte:
Leia também em:

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt