MinC lança o Plano Nacional de Cultura

 In Clipping, Cultura

Com o objetivo de tornar públicas as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC) lança hoje (11), às 13h30, na Câmara dos Deputados, a publicação “As metas do Plano Nacional de Cultura”, que apresenta o tema a toda a sociedade civil de forma lúdica e didática.

O PNC se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas que deverão ser cumpridas até 2020 e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, reunidas em múltiplas conferências e fóruns realizados por todo o país desde 2003.

Cultura afro-brasileira – No que se refere à preservação e ao fomento da cultura afro-brasileira, o plano prevê a realização de programas de reconhecimento e difusão do patrimônio e da expressão cultural, especialmente, de grupos sujeitos à discriminação, como os afro-brasileiros, os quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais.

O mapeamento, a preservação e a restauração dos acervos históricos das culturas afro-brasileira, indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais também estão contemplados no Plano, que deve estabelecer uma política de formação de pesquisadores e núcleos de pesquisa sobre as manifestações afro-brasileiras e indígenas nas instituições de ensino superior.

Proteção aos saberes tradicionais – Na consolidação das políticas culturais relacionadas à dimensão simbólica, o plano prevê também, como forma de proteção aos saberes tradicionais, que pessoas reconhecidas como mestres da cultura popular e tradicional transmitam seus conhecimentos nas escolas de todo o país.

Trata-se da “Política Nacional Griô”, que deve proteger e estimular a transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral. Sendo assim, além de possibilitar que uma nova experiência educacional seja realizada, mestres e mestras incentivarão a promoção e o reconhecimento de culturas indígenas e de grupos afro-brasileiros.

Entretanto, para que essa meta alcance o sucesso esperado, o PNC estabelece que até 2020 pelo menos 20 mil trabalhadores da cultura tenham seus saberes reconhecidos e certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, artesãos, rendeiras e tocadores de tambor, por exemplo, depois de certificados, poderão ser chamados a ensinar seus conhecimentos nas escolas.

Plano Nacional de Cultura – Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC que, ao tornar públicas cada uma das 53 metas, pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos; artistas; representantes de culturas tradicionais e populares; produtores e consumidores da cultura; para que possam se reconhecer nas metas e saber como contribuir com cada uma delas.

Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.

O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download no site do MinC. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço de e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2024-2026 .

Serviço
O que: Lançamento da publicação “As metas do Plano Nacional de Cultura”
Data: quarta-feira, 11 de julho
Horário: às 13h30
Local: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário I

 

Fonte:

Palmares

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support