Festival Gastronômico integra programação do Natal no Parque
Associação Parque Histórico de Carambeí e a Prefeitura Municipal visam atrair turistas em busca de uma experiência gastronômica.
Carambeí é consagrada como Cidade das Tortas e recebe mensalmente centenas de visitantes em busca de um experiência gastronômica. Com o intuito de fortalecer o turismo gastronômico no município a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) com o apoio da Prefeitura Municipal realizará o primeiro Festival Gastronômico da cidade. O evento está inserido na programação do Natal no Parque e acontecerá entre os dias 5 e 23 de dezembro.
A parceria com a Prefeitura de Carambeí viabilizou a inclusão da gastronomia como mais um atrativo do evento natalino. “Faremos um grande Festival Gastronômico durante o Natal no Parque o que será enriquecedor, pois a boa gastronomia seduz o público. Para a realização do evento contamos com o apoio da Prefeitura e também reunimos 15 expositores do ramo alimentício, montamos um cardápio multiétnico com o intuito de atender um público cada vez mais exigente”, conta Dick Carlos de Geus, presidente da APHC.
Com sabores variados, entre as clássicas e saborosas tortas doces e porções de petiscos étnicos, a associação pretende oferecer ao turista uma imersão em diferentes culturas. Felipe Pedroso, historiador da APHC, explica que a prática gastronômica integra o Patrimônio da comunidade. “O Parque Histórico sempre buscou trabalhar na difusão do Patrimônio Histórico Imaterial, como as práticas culinárias. Carambeí, hoje, é rota do turismo gastronômico, isto se deve ao rico repertório culinário herdado dos povos que aqui se estabeleceram”.
Para Christian Dykstra, sócio proprietário do Frederica’s Koffiehuis, eventos com o Festival Gastronômico é uma vitrine para os empresários do ramo alimentício e consolida a economia local. “O Festival possibilita o fortalecimento da identidade gastronômica de Carambeí e consequentemente o aquecimento da economia local por meio do turismo gastronômico. É uma oportunidade para as pequenas empresas, como nós, se tornarem visíveis ao público em geral”, finaliza.