Koffiehuis Parque Histórico lança campanha Mantenha a Cultura Viva
Devido ao isolamento social, com o fechamento dos museus e pontos turísticos desde meados do mês de março, seguindo decreto do Governo do Estado e orientações dos órgãos mundiais de saúde como forma de contenção ao contágio do COVID-19, o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil e memorial da imigração holandesa, se encontra fechado por tempo indeterminado.
O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante é um estabelecimento gastronômico que pertence ao Parque Histórico de Carambeí. O estabelecimento tem o propósito de semear a cultura por meio da gastronomia. Está aberto ao público em horário especial seguindo todas as orientações sanitárias para prevenção do Coronavírus.
Com o objetivo da difusão do patrimônio alimentar dos imigrantes locais, o Koffiehuis proporciona ao público uma viagem cultural por meio da rica gastronomia da cidade que possui fortes influências em pratos tradicionais holandeses que se unem a sabores e aromas da exuberante culinária indonésia. O cardápio conta com receitas tradicionais e centenárias de famílias pioneiras. Algumas receitas são resultado de pesquisas do Núcleo de História e Patrimônio do museu que trabalha com o resgate e preservação da cultura dos imigrantes.
“Pela primeira vez estamos passando por tempos tão difíceis. A pandemia do COVID-19 está afetando todos os segmentos, principalmente, o setor do turismo. O Parque Histórico, um dos principais atrativos turísticos dos Campos Gerais, está fechado a cerca de um mês e meio. Precisamos nos reinventar para manter a cultura viva e, portanto, o Koffiehuis, um estabelecimento gastronômico tradicional que integra o museu, neste momento, tem sido nosso elo com o público para continuarmos difundindo a história de Carambeí por meio da culinária típica”, relata Dick Carlos de Geus presidente do Parque Histórico.
Para comprar os produtos do estabelecimento não é necessário vir até o Parque neste momento em que o aconselhável é ficar em casa. Para isto, foi criado um cardápio on-line (www.aphc.com.br/encomendar) para que o público possa escolher os itens de sua preferência para receber em casa.
Dick finaliza com um apelo para que todos apoiem a campanha Mantenha Viva a Cultura. “Peço a comunidade que se solidarize com nossa campanha, que consuma os produtos do Koffiehuis e nos ajude a passar por esse momento de dificuldade e manter vivo o espaço que tanto se dedica em promover a nossa história que tem suas raízes na fé, no trabalho e no cooperativismo”.