Parque Histórico participará da Semana Nacional de Museus

 In Destaque, Noticias

A temática do evento museal permitirá ao museu contar novas histórias

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus é o tema da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio com intuito de celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste período, a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) se unirá a instituições culturais brasileiras e se mobilizará com ações direcionadas pela temática da semana museal.

Lucas Kugler, historiador responsável pelo núcleo educativo da APHC, diz que o evento museal tem a finalidade de aproximar o público da instituição. “A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Ibram que possibilita dinamizar a relação do museu com seus públicos, por meio de temas especiais democratizam o museu”.

O tema escolhido pelo Ibram para esta edição da Semana Nacional de Museus, segundo o historiador, é pertinente para mudar a concepção do público em relação ao museu. “A temática escolhida ajudará a afastar uma ideia conservadora tradicionalista de que o museu é um espaço de heróis e dos vitoriosos. O indizível dá voz para aqueles que não estão inseridos diretamente na história contada no ambiente museal. No nosso caso, são os sujeitos históricos que não estão veiculados com a imigração holandesa”.

Programação especial

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou atividades diferenciadas, norteadas pela temática do evento para receber o público escolar. Entre os dias 16 e 19 de maio, no museu, será lançada uma nova exposição, haverá oficinas e visita mediada. Mais informações pelo e-mail [email protected].

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support