Parque Histórico prepara Páscoa no Parque

 In Destaque, Noticias

A herança cultural dos imigrantes holandeses e alemães é representada no evento pascal realizado pelo museu.

O museu Parque Histórico de Carambeí resgata tradições da celebração pascal dos imigrantes e organiza uma programação especial para receber o público. A divertida caça aos ovos pelo jardim do museu será no domingo de Páscoa, dia 9 de abril, como era de costume nas casas da colônia Carambeí.

Zoek de Eieren (caças aos ovos) é uma tradicional brincadeira trazida pelos holandeses e alemães, e o Parque Histórico trabalha na difusão e preservação dessa prática. No domingo de Páscoa as crianças até 10 anos que visitarem o museu poderão brincar de caçar ovos. A atividade será no período da tarde e não precisará inscrição prévia.

“Como fizemos em outras edições, faremos a caça aos ovos em três momentos: às 14h, às 15h e às 16h. A Vila Histórica, será o espaço destinado para as crianças de 6 a 10 anos brincarem. O Jardim, em frente à Casa da Memória, estará reservado para menores, até 5 anos. Em ambos os espaços haverá um mediador supervisionando a atividade, para que somente as crianças possam participar e se divertir”, explica Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do museu.

O público que visitar o museu no final de semana comemorativo conhecerá outra tradição de origem alemã, as árvores decoradas com ovos que fazem menção a herança cultural cristã. “Celebrando a Páscoa, o Parque também contará com árvores secas decoradas com ovos e espalhadas pelo espaço museal. O osterbaum é uma tradição germânica que veio junto com os imigrantes alemães para cá. Existe uma simbologia nos ovos coloridos que representam a vida e a ressurreição de Cristo. Vale lembrar também, que a Páscoa, no hemisfério norte, ocorre na entrada da primavera após um longo inverno rigoroso, o que acabou refletindo na decoração das vegetações, onde galhos secos são enfeitados com ovos coloridos”, relata o historiador.

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o museu é R$30,00. A meia entrada, no valor de R$15,00 é destinada a professores, estudantes e doadores de sangue. Crianças até 6 anos e pessoas acima de 60 anos são isentas da taxa. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone 42 98433 – 4639.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support