Parque Histórico realiza Festa de Sinterklaas

 In Destaque, Natal 2016, Noticias

A herança cultural dos imigrantes é transmitida entre as gerações.

Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) preserva a cultura dos imigrantes e celebra o dia de Sinterklaas (São Nicolau). No sábado (3), primeiro dia do Natal no Parque, a partir das 16h, acontecerá a tradicional Festa de Sinterklaas no Parque Histórico de Carambeí.

Descendentes das primeiras famílias de imigrantes holandeses estão organizando a comemoração de São Nicolau, que acontecerá durante o Museu Interativo com o intuito de proporcionar aos visitantes conhecer a herança cultural dos colonos.

Nos Países Baixos a Festa de Sinterklaas acontece no dia 5 de dezembro. São Nicolau é um velhinho com a barba branca, se veste de vermelho, usa um cajado e sempre está acompanhado de seu ajudante Pieten (Pedro). Pela forma que ele se veste e por presentear as crianças boazinhas dizem que ele é o precursor do Papai Noel.

A tradição de Sinterklaas em Carambeí, como na Holanda, é passada de geração em geração. A APHC faz o convite a todos para que, neste sábado, visitem o Parque e conheçam a cultura dos imigrantes. “O Sinterklaas e os seus ajudantes são parte importante na formação da identidade do povo holandês, o museu celebra essa tradição e espera você para presenciar a chegada desse amistoso senhor”, convida o historiador e coordenador cultural, Felipe Pedroso.

Sinterklaas

Nicolau foi bispo da Turquia, era uma pessoa muito boa e gostava de ajudar os necessitados. Com o passar dos anos sua história se transformou e assim foi criada uma lenda entorno da figura deste senhor. Em muitos países da Europa, as crianças acreditam que Sinterklaas é um bispo que mora na Espanha e todo ano chega de barco a Holanda, vem acompanhado de seus ajudantes os Pieten. Os garotos que se comportaram bem durante todo o ano, que são bonzinhos tem seu nome escrito no livro de São Nicolau e recebem presente.

parque-1-45

 Sinterklaas (São Nicolau)  

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt