Semana Folclórica no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

O Núcleo Educativo do museu desenvolveu um teatro de sombras para mostrar a cultura das diferentes etnias presente em Carambeí.

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore, data criada com a finalidade de valorizar as manifestações culturais. Para comemorar este dia tão representativo o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí realizará, entre os dias 23 e 25 de agosto, a Semana do Folclore.

O Parque Histórico, é uma instituição museal e tem como papel principal preservar, valorizar e difundir a memória dos imigrantes em Carambeí, suas manifestações históricas, artísticas e culturais. O Núcleo Educativo aproveitou esta data para promover uma atividade voltada ao público escolar para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, com o intuito de apresentar traços culturais do local de origem dos imigrantes na cidade. “Divulgar a cultura de etnias presentes em Carambeí para que os alunos conheçam por meio de fábulas, que não são contadas em nosso país, os costumes desses povos que fazem parte da nossa formação étnico-social”, explica Lucas Kugler historiador do Educativo.

Teatro de sombras desenvolvido especialmente para a Semana Folclórica

Com uma atividade lúdica, preparada especialmente para o evento, o Núcleo Educativo pretende atrair a atenção dos estudantes para ensinar o conceito do folclore e as manifestações culturais de algumas etnias que são representadas na cidade. “Escolhi três contos de diferentes etnias que são representadas em Carambeí e por meio do teatro de sombras pretendo cativar as crianças e contar história de povos diferentes.”

Para a Semana Folclórica foi escolhido o conto português Menino Jesus da Cartolinha, para representar os poloneses em Carambeí será contada a fábula da Sereia de Varsóvia e a cultura Indonésia será mostrada pela história Kakawuni Ramayana. O teatro de sombra será apresentado somente para grupos escolares agendados com antecedência, mais informações pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support