Oficina de danças circulares, medievais e celtas

 em Feira Medieval

A dança é uma expressão corporal e artística que sempre esteve presente em todos os povos nos mais diferentes momentos históricos e diferentes contextos sociais e culturais. Se na Antiguidade a dança tinha um papel sagrado, onde se dançava em honra aos deuses; na Idade Média, a dança era muito comum tanto no meio palaciano como no meio campestre. As danças assumiam, por assim dizer, um papel importante para a sociedade medieval onde as danças da corte destacavam-se pela pompa, luxo e por passos mais lentos e menos elaborados, enquanto que as danças camponesas eram mais alegres, com passos mais rápidos e músicas mais “animadas” e “ligeiras”.

Peasant Dance, de Peter Bruegel, o Velho

Entre o tipo de dança mais difundida na Europa Medieval destaca-se a “dança de roda”. Dois fatores que provavelmente contribuíram para a popularização deste estilo de dança foram a simplicidade de seus passos, onde tanto homens e mulheres dançam em roda e de mãos dadas, como a simbologia e o valor mágico do círculo. E, as formas mais populares de dança medieval foram a estampie (dança sapateada) e o saltarello (dança saltitante). Dançava-se durante os jantares na corte, em celebrações de casamentos, para celebrar um bom plantio ou uma boa colheita, em festas e festivais. No final da Idade Média a dança e a música tornaram-se parte de praticamente todos os acontecimentos festivos.

A Oficina de Dança Circular Medieval e Celta será um momento onde os participantes da Feira Medieval do Parque Histórico poderão conhecer um pouco mais deste período histórico de forma lúdica e interativa. Serão ensinados alguns passos básicos de danças circulares tanto medievais quanto celta e dentre as músicas escolhidas para esta atividade estão Irish Mandala, Satarello e Walpurgisnhacht (Faun).

Saltarello – Bartolomeo Pinelli

Texto: Hanelore Sandner Campregher, Especializanda em História Antiga e Medieval – Itecne (Curitiba). Licenciada em História pela FAMEBLU/UNIASSELVI. Focalizadora e estudiosa de Danças Circulares.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt