Parque Histórico realiza mediação virtual

 In Destaque, Noticias

A atividade que integra a programação da Semana de Museus fará parte do cardápio do Núcleo Educativo

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, aproveitou a 19ª Semana Nacional de Museus que é um evento museal organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para lançar a mediação virtual pela Casa da Memória. Desde 2020, com o início da pandemia do Coronavírus o museu intensificou as ações virtuais com o intuito de romper barreiras geográficas e atender ao público que não pode visitar presencialmente.

A estreia da mediação virtual foi com os alunos do oitavo ano do Colégio Estadual Carlos Ventura de Carambeí. Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do museu, ficou animado com esse passo dado pela instituição. “A visita remota marca o início de um novo momento para o Parque Histórico, foi muito interessante fazer esse projeto piloto agora na Semana Nacional de Museus, o resultado e a interação do público foram surpreendentes, muito engajados”.

O historiador do Núcleo Educativo do museu, Lucas Kugler relata que estão enfrentando muitos desafios para buscar novas práticas para atender ao público de forma segura. “A mediação virtual é uma nova experiência para nós do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí. Em tempos de pandemia, é necessário nos reinventarmos e buscarmos alternativas para desempenharmos a função social do museu. Por meio da tecnologia é possível nos conectarmos com o público de forma segura e propiciar uma mediação 100% virtual e em tempo real. Com a plataforma Google Meets, estamos recebendo grupos de até 40 pessoas por vez para realizarmos uma visita pelo espaço da Casa da Memória, a primeira aula museal do Parque Histórico de Carambeí”.

Com essa ação o museu rompe barreiras geográficas, busca atender ao público que está distante fisicamente e aproxima novamente os grupos escolares que é um público cativo. Integrante do corpo técnico do Núcleo Educativo, Fernanda Hrycyna demonstrou estar contente com a ação virtual que propõe a retomada do atendimento do público escolar. “A mediação virtual, inspirada na mediação que participamos junto ao Museu Gerdau, de Belo Horizonte, foi pensada justamente para reaproximar o público que havia se afastado durante a pandemia. Particularmente, acredito que o público escolar sempre foi aquele que mais prestigiava as ações educativas oferecidas pelo museu, e estávamos com muita saudade do contato com as crianças. Acima de tudo, a mediação virtual tem o potencial de trazer ao museu públicos mais distantes espacialmente”.

Kugler, complementa e conta como foi a retomada da visita mediada e os desafios de atender remotamente no Parque Histórico. “A experiência nos proporciona a base da mediação que é o diálogo. Neste formato, ainda podemos manter a dialogicidade da visita, onde a construção do conhecimento é feita de forma coletiva e interativa. No entanto, também há pontos negativos nessa experiência na forma da própria tecnologia. Por ser um museu a céu aberto, a sua extensão é muito grande não há pontos de acesso à internet em todas as suas alas museais, o que reduz o tamanho da visita”.

Silvana G. Kugler, professora de Ciências do Colégio Carlos Ventura de Carambeí, afirma que a mediação virtual foi positiva e fomentou nos alunos o desejo de visitar o museu. “Percebi principalmente que eles ficaram com vontade de visitar o Parque Histórico, não imaginavam tudo que tinha, esse despertar a vontade de conhecer o museu é muito válido”. A professora da continuidade falando da abordagem realizada pelos profissionais do Parque. “Achei que a mediação foi dinâmica, com as explicações e uma linguagem de fácil entendimento, no nível que os alunos entenderam bem.”

A mediação on-line superou as expectativas de Pedroso que pretende dar continuidade as ações nesse formato mesmo quando o museu puder atender ao público presencialmente e sem restrições. “Com certeza essa é uma ferramenta que queremos expandir para além das limitações que a pandemia nos trouxe, queremos explorar mais esse universo da virtualização das atividades, mesmo quando tudo passar, certamente é uma prática que veio para ficar.”

O coordenador do Educativo fala em expansão das atividades, que dará continuidade com a mediação virtual e pensa em utilizar da tecnologia para outras ações. “A experiência foi positiva e frutífera, aproximando de forma segura o museu do público em tempos de distanciamento. Sempre haverá novos passos para serem dados em direção à uma nova e positiva experiência, buscando melhorar o nosso suporte tecnológico ou ampliar as formas de diálogo e interatividade com o público. Se uma mediação é capaz de ser realizada virtualmente, por que não realizar outras ações educativas dentro do museu? A 19ª Semana de Museus nos propiciou um palco de experiências e testes que irão afetar permanentemente o nosso calendário, tanto que a mediação virtual irá se tornar contínua em nossa programação cultural, mediante agendamento”, destaca Kugler.

A mediação virtual é gratuita e poderá ser realizada para todos os públicos mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone 42 98433-4639 ou pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support