Parque Histórico fará live para debater a preservação da cultura holandesa durante a pandemia

 In Destaque

O bate-papo virtual promovido pelo museu será na segunda e reunirá profissionais das colônias holandesas de Carambeí, Castrolanda e Holambra.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, no dia 17 de maio, às 19h, realizará uma live com o tema A preservação e a difusão da cultura holandesa em tempos de pandemia. O bate-papo virtual será transmitido pelo site institucional (www.aphc.com.br/live) e integra a programação do museu para a 19ª Semana Nacional de Museus.

Com a proposta de debater as ações realizadas para preservação da cultura dos imigrantes holandeses, neste tempo de adversidades causada pelo COVID-19, foram convidados profissionais que representam a Colônia Castrolanda da cidade de Castro e a cidade de Holambra em São Paulo. “Decidimos fazer uma live para integrar a Semana Nacional de Museus convidando instituições e pesquisadores que também trabalham com cultura holandesa no Brasil. A live busca discutir entre esses profissionais técnicos, quais são as ações tomadas na difusão e preservação da cultura holandesa em tempos de pandemia”, conta Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

O historiador continua relatando o motivo da escolha do assunto que será abordado. “O tema foi pensado por ser uma realidade que muitos profissionais de espaços de memória das colônias holandesas no Brasil têm passado. O setor cultural foi fortemente afetado pelo atual estado pandêmico, queremos discutir e debater ações para dar continuidade a projetos que promovam a valorização da história e cultura dos imigrantes dos Países Baixos. desta forma, convidamos a uma historiadora e Mestre em História que representa o Centro Cultural Castrolanda e um pesquisador Mestre de Patrimônio e Paisagem da colônia de Holambra em São Paulo. Acreditamos que esse diálogo será muito frutífero,”. João van Ham, turismólogo e Mestre em Ambientes Construído e Patrimônio Sustentável, concorda com Pedroso e complementa. “O tema torna-se relevante neste momento de pandemia porque trata do âmbito da cultura, uma área que sofreu grandes perdas recentes devido às interrupções na visitação dos espaços museais e na atividade turística.  A cultura holandesa no Brasil existente em ex-colônias é ainda muito pouco conhecida de maneira geral, por isso acredito que o debate seja importante neste momento para reunir as forças e as oportunidades e dividir as dificuldades e os desafios no que diz respeito à pesquisa, à preservação e à difusão desses bens culturais, sejam eles de natureza material ou imaterial”.

Samara Lima, Mestre em História e historiadora no Centro Cultural Castrolanda, afirma que é pertinente esse diálogo entre os profissionais e aposta na troca de experiências. “Vejo esse encontro como fundamental ainda mais no período conturbado e incerto que estamos vivendo, que afetou diversos setores, entre eles o cultural. Esse é o momento de aproximação, de firmarmos parceria e juntos debatermos as formas de gestão da memória e da identidade de nossos espaços museais. Fiquei muito feliz com o convite, é uma oportunidade de conversa e também de conhecimento, conhecer o outro e compartilhar experiências”.

O encontro deixou João animado, pois com o bate-papo entre os profissionais poderá conhecer como cada comunidade trabalha a preservação da cultura. “Acredito que será muito interessante ter três ex-colônias holandesas reunidas em torno do tema da preservação e difusão da cultura holandesa no Brasil. Teremos vivências, pontos de vista e informações diferentes e ao mesmo tempo complementares. Uma live como esta é de extrema relevância para compreendermos mais a fundo sobre as diferenças e semelhanças da presença da cultura holandesa no Brasil, no que diz respeito principalmente aos seus processos de preservação e difusão nos dias atuais”, afirma.

Apesar das comunidades representadas acolherem os imigrantes holandeses, mas que chegaram em períodos distintos e motivados por situações diferentes existem pontos em comum e divergentes que merecem ser apresentados. Lima concorda com o turismólogo que o diálogo será enriquecedor. “As três colônias têm tradições similares em alguns aspectos, mas diferem em tantos outros, vinculados a memória, a história e as identidades construídas e conservadas nos diferentes setores sociais. Essa conversa é uma chance de estabelecermos nossos locais de fala, de nos representarmos, não como uma história comum sobre a imigração de origem holandesa, mas um processo histórico que divide um vínculo de origem comum, mas possui diferentes datas, momentos, contextos e famílias”, ressalta Samara.

O bate-papo virtual é aberto a todos e trará muitas curiosidades sobre a preservação da cultura dos imigrantes holandeses. Felipe deixa aqui um convite para o público prestigiar o debate entre os profissionais e enriquecer com seus questionamentos. “Gostaria de convidar a comunidade em geral para participar e assistir a live, para que assim possam conhecer nossos respectivos trabalhos e nosso empenho em manter essa rica cultura em evidência. Esperamos por vocês!”

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support