Exposição de Bonecas

 In Destaque, Noticias

Exposição ‘Fantasia e Brincadeira– o Mundo Encantado das Bonecas’ integra programação natalina do Parque Histórico de Carambeí.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) pretende cativar os visitantes com uma ampla programação natalina, criada especialmente para todos os públicos, e consolidar o Natal no Parque como o maior evento natalino da região. Com um cenário lúdico, repleto de bonecas e móbiles suspensos pela Casa da Memória – do Parque Histórico de Carambeí, a exposição ‘Fantasia e Brincadeira – o Mundo Encantado das Bonecas’, integra as atividades do Natal no Parque, abriu ao público nesta quarta-feira (3) e permanece no Parque até o dia 20 de janeiro.
Com esta mostra a Instituição pretende resgatar a simplicidade dos brinquedos, com bonecas que passaram de geração em geração e outras com trajes étnicos. A criação das bonecas é milenar, tão antiga quanto a existência humana, a princípio era atribuído a elas um sentido religioso, sendo restritas a sacerdotes tribais. É a partir do século XVIII que as bonecas, como conhecemos hoje, ganham uma conotação de brinquedo para crianças, imitando com riqueza de detalhes traços e feições infantis.
A exposição, integra o calendário de mostras itinerantes da APHC, conta com cerca de cem bonecas e tem por finalidade encantar crianças e adultos e leva-los ao mundo imaginário das brincadeiras. “As bonecas atravessaram épocas e civilizações e acabam por representar valores humanos, históricos e culturais importante. Com a exposição busco retratar a simplicidade na prática dessa brincadeira tão comum, além de evidenciar costumes distintos pela variedade de indumentária e estilos, com bonecas que vão dos anos 1930 até os dias atuais, fabricadas em diversos países. Espero poder proporcionar uma viagem no tempo e na fantasia para quem vier visitar a exposição”, relata Felipe Pedroso, Historiador da APHC.

Serviços:
A exposição ‘Fantasia e Brincadeira – o Mundo Encantado das Bonecas’ abre para visitação do público de terça a domingo, das 11h às 19h, com entrada franca. Durante a programação do Natal no Parque, que segue até o dia 21 de dezembro, de sexta a domingo estará aberta para visitação até às 22h.

 

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt