Exposição de Bonecas

 In Destaque, Noticias

Exposição ‘Fantasia e Brincadeira– o Mundo Encantado das Bonecas’ integra programação natalina do Parque Histórico de Carambeí.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) pretende cativar os visitantes com uma ampla programação natalina, criada especialmente para todos os públicos, e consolidar o Natal no Parque como o maior evento natalino da região. Com um cenário lúdico, repleto de bonecas e móbiles suspensos pela Casa da Memória – do Parque Histórico de Carambeí, a exposição ‘Fantasia e Brincadeira – o Mundo Encantado das Bonecas’, integra as atividades do Natal no Parque, abriu ao público nesta quarta-feira (3) e permanece no Parque até o dia 20 de janeiro.
Com esta mostra a Instituição pretende resgatar a simplicidade dos brinquedos, com bonecas que passaram de geração em geração e outras com trajes étnicos. A criação das bonecas é milenar, tão antiga quanto a existência humana, a princípio era atribuído a elas um sentido religioso, sendo restritas a sacerdotes tribais. É a partir do século XVIII que as bonecas, como conhecemos hoje, ganham uma conotação de brinquedo para crianças, imitando com riqueza de detalhes traços e feições infantis.
A exposição, integra o calendário de mostras itinerantes da APHC, conta com cerca de cem bonecas e tem por finalidade encantar crianças e adultos e leva-los ao mundo imaginário das brincadeiras. “As bonecas atravessaram épocas e civilizações e acabam por representar valores humanos, históricos e culturais importante. Com a exposição busco retratar a simplicidade na prática dessa brincadeira tão comum, além de evidenciar costumes distintos pela variedade de indumentária e estilos, com bonecas que vão dos anos 1930 até os dias atuais, fabricadas em diversos países. Espero poder proporcionar uma viagem no tempo e na fantasia para quem vier visitar a exposição”, relata Felipe Pedroso, Historiador da APHC.

Serviços:
A exposição ‘Fantasia e Brincadeira – o Mundo Encantado das Bonecas’ abre para visitação do público de terça a domingo, das 11h às 19h, com entrada franca. Durante a programação do Natal no Parque, que segue até o dia 21 de dezembro, de sexta a domingo estará aberta para visitação até às 22h.

 

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support