FIEP visita o Parque Histórico de Carambeí

 In Cooperativismo, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí (PHC) recebeu na última segunda-feira (25) uma comitiva formada por presidentes de sindicatos empresariais e diretores e funcionários da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O grupo esteve no Parque para conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas, além das maneiras de participação no projeto.

Durante a visita, o diretor-presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), Dick Carlos de Geus, fez uma apresentação explicando a história da imigração holandesa nos Campos Gerais e como a iniciativa dos imigrantes foi importante na história do cooperativismo no Paraná. “Para nós é importante mostrar nossa história e a contribuição que pudemos dar para o nosso Estado”, afirmou Dick de Geus.

O secretário-geral do parque, Gaspar João de Geus, aproveitou para fazer um pedido a FIEP: “O Parque é fruto da iniciativa privada e hoje funciona com o apoio de grandes empresas. Gostaríamos que mais empresas paranaenses se tornassem parceiras desta iniciativa cultural”, disse Gaspar na ocasião.

O curador-comercial da Associação, Guilherme Klopffleisch, também manifestou o que espera com essa proximidade entre a APHC e a FIEP. “Nossa expectativa é que a FIEP se empenhe em multiplicar as informações sobre este projeto”, disse Klopffleisch. A respeito da captação de recursos de patrocínio através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura para o parque, o curador complementou: “É uma estratégia de marketing cultural permanente, em que as empresas apoiadoras têm um espaço dentro do Parque e são responsáveis por sua manutenção”, disse, salientando assim o marketing positivo que as empresas apoiadoras terão como retorno.

Os presentes puderam ver como está a construção da Vila Rural, que representará a Vila de Carambeí nos primeiros anos da imigração holandesa. Conheceram também os projetos do Centro Cultural Amsterdã, que será equipado para receber palestras, congressos e outras apresentações culturais; e do espaço Engenharia das Águas, onde serão retratadas as principais tecnologias e soluções holandesas para controle de fluxo de água e os conhecimentos sobre a natureza e o manejo das águas para o desenvolvimento sustentável.

O presidente do Sindileite, Wilson Thiessen, que intermediou a visita da FIEP ao PHC, ao comentar sobre a importância de Carambeí para o cooperativismo, afirmou: “O cooperativismo no Brasil e no Paraná deve a esta colônia o grande desenvolvimento que tivemos neste campo. E este projeto merece o apoio de todos porque representa o que há de mais puro na cultura e no desenvolvimento das próximas gerações. Por isso peço que colaborem com a difusão e apoio a este ideal.”

A Cooperativa Agroindustrial Batavo, que doou o terreno de 100mil metros quadrados para a construção do parque, é uma grande parceira do PHC. “Este é um projeto muito bonito e quem puder investir terá retorno. Temos cada vez mais que buscar maneiras de viabilizar nossos negócios. Queremos ter a sustentabilidade na produção de alimentos como nossa bandeira”, afirmou o presidente da cooperativa, Renato Greidanus, que também participou do jantar oferecido.

Veja as fotos.

.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support