Museus por uma sociedade sustentável
Parque Histórico se prepara e organiza atividades para receber visitantes durante a Semana Nacional de Museus.
A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), pelo quinto ano consecutivo, integra o calendário de atividades do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e participará da Semana Nacional de Museus, realizada de 18 a 24 de maio. O evento tem o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e a cada edição tem uma nova temática sugerida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema para a 13ª Semana de Museus é “Museus por uma sociedade mais sustentável”.
Museus e instituições culturais se mobilizam com atividades relacionadas ao tema do evento e por meio de ações específicas visam aumentar o número de visitantes neste período. Para a acadêmica de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e estagiária da APHC, Larissa Podolam, esta movimentação é positiva e proporciona a comunidade conhecer melhor o Parque Histórico. “É importante a Associação participar da Semana de Museus, pois valoriza a instituição. Com as oficinas e exposições temporárias, organizadas para a semana, a APHC possibilita ao público saber mais sobre o papel do museu em si, a história e composição da identidade carambeiense”, comenta.
A APHC encontrou facilidade em preparar atividades específicas para a Semana de Museus, pois o tema proposto é trabalhado no cotidiano da associação explica o historiador, Felipe Pedroso. “Existe uma visão distorcida de sustentabilidade que muitas vezes está ligada apenas a preservação e conservação ambiental. O conceito sustentabilidade abrange tanto ambiental quanto o econômico e social. Na instituição este tema é trabalhado em diferentes modos. Para a sustentabilidade social o Parque serve como plataforma propulsora para estimular as práticas produtivas da comunidade com recursos locais”, explica.
Para incitar a sustentabilidade social a APHC fez uma parceria com o SEBRAE que ministrará uma palestra voltado aos empreendedores do município. Como tema “Economia Criativa e Economia da Experiência” o curso, que será realizado no dia 20 de maio, tem por finalidade ensinar a comunidade utilizar dos recursos que possui para lograr êxito em seus estabelecimentos.
A programação do evento museal, no Parque Histórico, ainda conta com atividades direcionadas a grupos de crianças entre 8 e 12 anos. Para organizar estas atividades a associação contou com alguns de seus parceiros que prepararam oficinas utilizando o tema sustentabilidade.
A CCR Rodonorte, para integrar a semana, realizará uma oficina de horta sustentável, no dia 20 de maio, e mostrará aos alunos como funciona a ‘Casa da Sustentabilidade’, no Parque Histórico, no local desde as telhas até os móveis são reaproveitados. A ação proposta pela Tetra Pak® consiste em oferecer às crianças uma atividade prática que estimule a conscientização ambiental, no dia 22 de maio, realizará na APHC uma oficina de reciclagem.
Para participar da Semana Nacional de Museus, agende uma visita guiada pelo Parque Histórico e conheça a história e a cultura dos imigrantes no município. Durante a visitação no Parque é possível visitar a ‘Casa da Floresta Plantada’ ambiente destinado a difundir a silvicultura, atividade ligada ao cultivo de florestas. Ainda compõe as ações da Semana a exposição fotográfica da Batavo Cooperativa Agroindustrial e a exposição Memória Comunicativa – As faces da Tecnologia. Outras informações e reservas de grupos pelo e-mail [email protected].