Parque Histórico resgata tradição de desfiles cívicos para comemorar o Dia do Trabalho

 In Destaque

25 anos_1
Desfile de comemoração dos 25 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC

A Colônia Carambehy cultivou durante muitos anos a tradição dos desfiles cívicos para celebrar datas comemorativas, estes desfiles representavam a vida cotidiana dos imigrantes na nova terra e reproduziam os espaços de socialização em alegorias montadas em cima de carroças e posteriormente, após os anos 1950, em tratores e pequenos caminhões.

25 anos_2
Desfile de comemoração dos 25 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC

A materialização dos ícones comunitários – a Igreja, a Escola e a Cooperativa – sempre estiveram presentes, no imaginário da comunidade imigrante de Carambeí, representando-se nos desfiles cívicos, carregados nos carros (tracionados por animal, trator ou caminhão) como enredo de uma história real.

Desfile 2
Desfile de comemoração dos 75 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC

Para celebrar o Dia do Trabalho a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) realizará no domingo, dia 1º de maio, às 15h um Desfile de Ação de Graças. A atividade acontecerá na Vila Histórica, do museu a céu aberto, tem a finalidade de louvar a Deus pelos trabalhadores e pelo fruto do trabalho de seus trabalhos. O evento iniciará com uma celebração ecumênica que contará com uma apresentação do coral Excelsior e do grupo Violões Sonata, também estarão presentes um padre e um pastor para receber e abençoar algumas pessoas que representarão diferentes profissões.

desfile

O desfile integra a programação cultural do evento Festival Gastronômico – Sabores do Mundo e visa resgatar esta tradição que fora tão importante na vida das famílias imigrantes em Carambeí.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support