Parque Histórico resgata tradição de desfiles cívicos para comemorar o Dia do Trabalho
Desfile de comemoração dos 25 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC
A Colônia Carambehy cultivou durante muitos anos a tradição dos desfiles cívicos para celebrar datas comemorativas, estes desfiles representavam a vida cotidiana dos imigrantes na nova terra e reproduziam os espaços de socialização em alegorias montadas em cima de carroças e posteriormente, após os anos 1950, em tratores e pequenos caminhões.
Desfile de comemoração dos 25 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC
A materialização dos ícones comunitários – a Igreja, a Escola e a Cooperativa – sempre estiveram presentes, no imaginário da comunidade imigrante de Carambeí, representando-se nos desfiles cívicos, carregados nos carros (tracionados por animal, trator ou caminhão) como enredo de uma história real.
Desfile de comemoração dos 75 anos da Colônia Carambehy – Autor desconhecido – Acervo APHC
Para celebrar o Dia do Trabalho a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) realizará no domingo, dia 1º de maio, às 15h um Desfile de Ação de Graças. A atividade acontecerá na Vila Histórica, do museu a céu aberto, tem a finalidade de louvar a Deus pelos trabalhadores e pelo fruto do trabalho de seus trabalhos. O evento iniciará com uma celebração ecumênica que contará com uma apresentação do coral Excelsior e do grupo Violões Sonata, também estarão presentes um padre e um pastor para receber e abençoar algumas pessoas que representarão diferentes profissões.
O desfile integra a programação cultural do evento Festival Gastronômico – Sabores do Mundo e visa resgatar esta tradição que fora tão importante na vida das famílias imigrantes em Carambeí.