Parque Histórico é um dos poucos estabelecimentos no Brasil que serve comida indonésia

 In Destaque

Gastronomia do sudeste asiático traz sabores, cores e aromas que harmonizam com a simplicidade e sabores do campo da culinária holandesa.

O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante é um estabelecimento gastronômico anexo ao Parque Histórico de Carambeí, memorial da imigração holandesa e maior museu histórico a céu aberto do Brasil, que aos finais de semana e feriados serve culinária holandesa e indonésia.

A definição do cardápio servido pelo Koffiehuis é fruto de pesquisas feitas por Felipe Pedroso, coordenador cultural e historiador do museu, também estudioso da história da alimentação, que vem incorporar ao Programa de Cultura Alimentar trabalhado pelo Núcleo de História e Patrimônio do museu. “Todos os os processos tradicionais de preparo foram estudados e os temperos são importados do sudeste asiático para tornar as receitas fiéis as tradicionais”, explica o historiador.

O Koffiehuis, por ser um estabelecimento gastronômico dentro de um museu, tem o compromisso de levar aos visitantes por meio do paladar a cultura difundida na narrativa do museu. A confeitaria e restaurante é um dos poucos lugares no Brasil que possui um cardápio dedicado a culinária indonésia. No menu do almoço, a união das culturas holandesa e indonésia é harmoniosa, pois um traz a exuberância de sabores, cores e aromas de pratos do sudeste asiático e o outro traz a simplicidade dos sabores do campo.

A exuberante culinária indonésia conquista os paladares mais exigentes 

Felipe conta que apesar da culinária indonésia causar estranheza em um primeiro momento ela acaba conquistando até mesmo os paladares mais exigentes. “A comida indonésia à primeira vista pode ser bastante inusitada, mas possui similaridade com a comida brasileira, principalmente a comida baiana que tem como base alguns ingredientes como coco, amendoim, pimenta, camarão e as frutas tropicais. Desta forma ela é a muito apreciada pelos visitantes do Parque Histórico”.

Quando o historiador foi questionado pelo fato do museu ser um espaço de memória da imigração holandesa, mas que está difundindo a cultura indonésia ele relata a relação entre os países. “A Holanda colonizou a Indonésia por aproximadamente 400 anos, desta relação principalmente a gastronomia foi incorporada a cultura alimentar dos holandeses. Outro fator é que após a II Guerra Mundial, com a independência da Indonésia, todos os holandeses e indonésios que tinham relações com esses foram expulsos do país, alguns ficaram sabendo da colônia de imigrantes em Carambeí e pelo clima subtropical optaram em fixar-se aqui. Desta presença surgiu então a tradição culinária indonésia na região, que logo foi aderida pela comunidade holandesa”.

Serviço:

O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí abre ao público de terça a domingo, das 11h às 18h. Aos finais de semana e feriados, das 12h às 14h, é servido serve almoço holandês e indonésio na opção de buffet livre no valor de R$ 49,50 por pessoa, ou por quilo no valor de R$ 6,20 a cada 100 gramas.

No site do Parque Histórico (www.aphc.com.br/cardapio) é divulgado o cardápio do almoço da semana. Mais informações e reservas pelos telefones 42 3231-5876 e 98433-4643.

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support