Lazer na Colônia Carambehy é tema de documentário do Parque Histórico

 In Destaque

Imigrantes holandeses e descendentes relembram dos piqueniques e acampamentos realizados pela comunidade.

Por meio do acervo fotográfico e da metodologia da história oral, que são relatos feitos por pessoas que vivenciaram um determinado tema, o Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí resgata uma parte importante da história da Colônia Carambehy. A pesquisa resultou em um documentário de curta duração sobre o lazer dos imigrantes e descendentes.

A terceira idade da comunidade holandesa de Carambeí contou como eram os momentos de lazer na colônia, o passatempo preferido era quando todos se reuniam em acampamentos e piqueniques. Essas atividades de lazer resultou na escolha do nome que batizou o documentário – Kamperen, é uma palavra de origem holandesa que significa acampamento.

“O documentário de curta duração gravado pelo museu com holandeses e descendentes aborda relatos de pessoas que vivenciaram os piqueniques e os acampamentos no início da colônia Carambehy. É uma forma de transpor em outras mídias a exposição física montada no museu, além disso, o museu se aproxima da comunidade local, dando vozes aos seus sujeitos históricos”, explica Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico.

A pesquisa realizada pelo Núcleo de História e Patrimônio resultou em uma mostra fotográfica, montada na Casa da Memória a primeira ala museal do Parque, que abre ao público de terça a domingo, das 11h às 18h, com entrada gratuita. Para democratizar o acesso também foi feita uma exposição virtual que está disponível no site do Parque Histórico (http://www.aphc.com.br/kamperen/).

 

Clique aqui para assistir ao documentário.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support