Parque Histórico realizará workshop de artesanato

 In Destaque, Noticias

Técnicas Laureanas é uma oficina ministrada por Laura Kowal que ensinará a sua metodologia para aplicar textura em MDF.

O ano de 2022 está começando e o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre inscrições para o workshop de artesanato Técnicas Laureanas, ministrado por Laura Kowal. O evento será realizado entre os dias 8 e 12 de fevereiro, é destinado a pessoas acima de 18 anos que são apaixonadas pelas artes e adoram se aventurar por esse mundo tão colorido. As vagas são limitadas, as inscrições encerrarão no dia 15 de janeiro e são feitas pelo telefone 42 99982-1595.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, relata que com a oficina o museu abre seu leque de atividades para trabalhar com a arte e incentiva os participantes a trabalharem com suas produções, deste modo estimula a economia criativa. “O museu está expandindo sua atuação além do campo da história e da memória. O trabalho da Laura é uma excelente oportunidade para intensificar as questões em torno da sustentabilidade social e da economia criativa. Ambas estão conectadas por um objetivo em comum: valorizar a mão de obra local e dar oportunidade de autonomia financeira para as pessoas por meio de ações de arte e cultura.”

Sobre o curso

O workshop Técnicas Laureanas será realizado em um dia e terá 6 horas de duração, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o inscrito poderá escolher a data conforme a disponibilidade. As turmas serão vip e contarão com o máximo três alunos por dia.

Os participantes passarão um dia no museu, fazendo arte e conhecendo a cultura de Carambeí por meio de uma visita mediada e da degustação da gastronomia local. Incluso no valor da inscrição estarão os materiais de trabalho, o almoço que será no Koffiehuis e Confeitaria do Parque Histórico de Carambeí e a visita ao museu.

Kowal apresentará os seus segredos, mostrará a metodologia desenvolvida no decorrer do seu trabalho com arte criativa, como criou e aprimorou a técnica de aplicação de texturas em MDF. Por esse motivo o curso e a ferramenta utilizada levam o nome artesã, Técnicas Laureanas.

Laura explica o método para desenvolver o processo criativo dos alunos. “A proposta com o workshop é expandir a criatividade dos participantes, fazendo arte com liberdade de criação. Trabalharemos em um ambiente descontraído, com leveza e alegria durante o processo criativo”, afirma a artesã.

Sobre a artista

Laura Kowal é carambiense e formada em matemática, autodidata, desde pequena é apaixonada pelo mundo das artes. Encontrou no artesanato sua fonte de inspiração e lazer, deixou a licenciatura em matemática para se dedicar exclusivamente a sua arte.

A artesã trabalha com reaproveitamento de matérias e em 2020 participou do projeto Cultura em Casa, realizado pelo Parque Histórico, gravou uma série de vídeos ensinado a produzir lindas peças decorativas reutilizando materiais que serão descartados. A série Criações e Criaturas – arte com reaproveitamento está disponível no site do museu www.aphc.com.br/emcasa.

Para conhecer o trabalho da artesã é só seguir as redes sociais (Facebook e Instagram) Baú da Tia Sinhá, visitar o souvenirs do Parque Histórico e durante o mês de janeiro Laura está com os seus produtos no Parque das Águas, uma das alas do complexo museal.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support