Parque Histórico realizará workshop de artesanato

 In Destaque, Noticias

Técnicas Laureanas é uma oficina ministrada por Laura Kowal que ensinará a sua metodologia para aplicar textura em MDF.

 O ano de 2022 está começando e o Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre inscrições para o workshop de artesanato Técnicas Laureanas, ministrado por Laura Kowal. O evento será realizado entre os dias 8 e 12 de fevereiro, é destinado a pessoas acima de 18 anos que são apaixonadas pelas artes e adoram se aventurar por esse mundo tão colorido. As vagas são limitadas, as inscrições encerrarão no dia 15 de janeiro e são feitas pelo telefone 42 99982-1595.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, relata que com a oficina o museu abre seu leque de atividades para trabalhar com a arte e incentiva os participantes a trabalharem com suas produções, deste modo estimula a economia criativa. “O museu está expandindo sua atuação além do campo da história e da memória. O trabalho da Laura é uma excelente oportunidade para intensificar as questões em torno da sustentabilidade social e da economia criativa. Ambas estão conectadas por um objetivo em comum: valorizar a mão de obra local e dar oportunidade de autonomia financeira para as pessoas por meio de ações de arte e cultura.”

Sobre o curso

O workshop Técnicas Laureanas será realizado em um dia e terá 6 horas de duração, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o inscrito poderá escolher a data conforme a disponibilidade. As turmas serão vip e contarão com o máximo três alunos por dia.

Os participantes passarão um dia no museu, fazendo arte e conhecendo a cultura de Carambeí por meio de uma visita mediada e da degustação da gastronomia local. Incluso no valor da inscrição estarão os materiais de trabalho, o almoço que será no Koffiehuis e Confeitaria do Parque Histórico de Carambeí e a visita ao museu.

Kowal apresentará os seus segredos, mostrará a metodologia desenvolvida no decorrer do seu trabalho com arte criativa, como criou e aprimorou a técnica de aplicação de texturas em MDF. Por esse motivo o curso e a ferramenta utilizada levam o nome artesã, Técnicas Laureanas.

Laura explica o método para desenvolver o processo criativo dos alunos. “A proposta com o workshop é expandir a criatividade dos participantes, fazendo arte com liberdade de criação. Trabalharemos em um ambiente descontraído, com leveza e alegria durante o processo criativo”, afirma a artesã.

Sobre a artista

Laura Kowal é carambiense e formada em matemática, alto didata, desde pequena é apaixonada pelo mundo das artes. Encontrou no artesanato sua fonte de inspiração e lazer, deixou a licenciatura em matemática para se dedicar exclusivamente a sua arte.

A artesã trabalha com reaproveitamento de matérias e em 2020 participou do projeto Cultura em Casa, realizado pelo Parque Histórico, gravou uma série de vídeos ensinado a produzir lindas peças decorativas reutilizando materiais que serão descartados. A série Criações e Criaturas – arte com reaproveitamento está disponível no site do museu www.aphc.com.br/emcasa.

Para conhecer o trabalho da artesã é só seguir as redes sociais (Facebook e Instagram) Baú da Tia Sinhá, visitar o souvenirs do Parque Histórico e durante o mês de janeiro Laura está com os seus produtos no Parque das Águas, uma das alas do complexo museal.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt