Parque Histórico realizou capacitação sobre acervo e coleções

 In Destaque, Noticias

O treinamento oferecido a equipe multidisciplinar do museu conectou o grupo e apresentou o trabalho realizado pelos profissionais que ficam nos bastidores da instituição.

A gestão do museu Parque Histórico de Carambeí com o intuito de capacitar o corpo técnico preparou um calendário de cursos para o ano de 2023. Os treinamentos acontecerão uma vez por mês, e a cada edição abordarão um assunto distinto. No mês de março, aconteceu o segundo módulo da formação, o tema apresentado foi Introdução a Gestão de Acervos e Coleções ministrado pela historiadora Samara Lima, doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal).

Karen Barros, historiadora e coordenadora cultural do Parque Histórico, explica que atividade teve por finalidade mostrar o trabalho realizado pelo acervo e conectar todos os setores que compõem a instituição de guarda de memória. “Nesta edição, tivemos a oportunidade de apresentar o acervo e as coleções relacionados ao Núcleo de História e Patrimônio, um setor tão essencial quanto os demais. Esse departamento é responsável pela conservação, pesquisa e comunicação de todo o material que faz parte do museu. Cada instituição museológica tem suas particularidades e, no nosso caso, enfrentamos o desafio de ser um museu histórico a céu aberto”.

É necessário que os profissionais que atuam no Parque Histórico conheçam como funciona o trabalho de cada equipe, e treinamentos multidisciplinares permitem que isto aconteça. “Uma instituição responsável por preservar a memória possui uma estrutura de gestão altamente complexa, e cada setor é crucial para garantir uma experiência satisfatória para os visitantes e pesquisadores. É fundamental conhecermos todos os núcleos que compõem o Parque Histórico, para que possamos entender melhor a sua dinâmica de funcionamento. Além disso, temos o compromisso de educar e fortalecer o conhecimento dos nossos estagiários, mostrando a realidade de trabalho como um todo e não apenas uma parte isolada do processo”, expõe Barros.

O curso mostrou o trabalho realizado pela equipe que cuida da preservação das peças dos museus. “Trabalhar com acervos é uma atividade de bastidores, são todas as ações que o público não vê, mas que é impactado de forma direta, pois é com a gestão dos acervos que conseguimos alinhar todas as funções básicas dos museus”, explica Samara.

Toda história apresentada em um museu, um mesmo tema abordado por ângulos diferenciados, preservação e difusão da narrativa proposta é fruto do ofício destes profissionais que estão longe dos olhares do público. “Sem as ferramentas de preservação de memória a comunicação torna-se falha, pois não consegue expressar a complexidade daquele espaço e daquela identidade. Então trabalhar com acervos é um trabalho complexo e ao mesmo tempo gratificante, é entender o acervo e auxiliar a explorar diferentes narrativas e expressões possíveis, é contribuir com a longevidade daquele suporte e garantir que demais gerações consigam dialogar com as simbologias ali compostas”. Lima, esclarece que são essas atividades que dão sentido as coleções dos espaços museais.

O corpo multidisciplinar do Parque Histórico conheceu as adversidades que interfere nas atividades dos profissionais do acervo. “O desafio principal é o diálogo, seja interno ou externo. Nem sempre as ideias entram em consonância e é necessária uma abertura e o exercício do saber ouvir o outro. Um museu não se faz sem a comunidade, assim como não se consolida sem as funções básicas museológicas, então é realmente conseguir articular os dois campos e promover trocas de informação, como rodas de conversa, convidar a comunidade para entender os processos museológicos, e levar o conhecimento desenvolvido no museu para dentro da comunidade”, conta a doutoranda.

O treinamento trouxe novos conhecimentos a equipe que atua na mediação dos grupos que vistam a instituição. Lucas Kugler, coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, demonstrou animação com a capacitação. “Como educativo, é importante compreendermos os processos técnicos por trás do manuseio dos bens culturais expostos no museu para que possamos zelar por eles durante o atendimento ao público. Esse conhecimento também possibilita a compreensão das diversas etapas que compõe as ações museais, demonstrando que cada setor de um museu é fundamental para que possamos atingir a nossa função social; preservação, pesquisa e comunicação”.

Estagiário do Núcleo de Patrimônio e História, Edival Prestes Neto que integra o acervo do Parque Histórico comenta que o curso possibilitou compreender o que é um ambiente museal. “O treinamento oferecido pela palestrante ajudou o corpo técnico do museu a entender de forma mais efetiva e clara sobre o que é um museu, suas definições, fundamentos e objetivos (pesquisa, preservação e comunicação). A palestrante se aprofundou ainda mais, explicando grande parte dos processos que caracterizam todo o trabalho realizado dentro do Núcleo de História e Patrimônio, facilitando para os outros setores da instituição o entendimento sobre o trabalho desempenhado por esse núcleo”.

Motivar o olhar crítico sobre pensar os acervos e a necessidade de conhecer todos os setores do espaço museal foi a proposta da doutoranda. “Não se limitar a uma função ou local, mas entender que o museu é composto de diferentes locais de falas e diferentes áreas de saber e é necessário o intercâmbio entre essas áreas, para não ocorrer uma limitação do saber fazer museal. Eu vejo o museu como um local de construção de conhecimento, que só é possível com o diálogo entre os profissionais que ali atuam, para construir uma gestão que seja coletiva”, comenta Samara.

Com toda a bagagem intelectual e anos de experiência atuando no setor museal, Lima finaliza com uma dica para todo o corpo técnico do Parque Histórico, reforça que o diálogo e a busca por conhecimento são essenciais. “Sempre ter diálogo, quando possível, e buscar conhecer mais sobre o campo museológico e sobre os avanços da área, não se restringir a um saber único, mas na pluralidade do que é um museu. Conhecimento auxilia não somente para o desenvolvimento de uma atividade, mas também na construção de argumentos válidos na hora de se posicionar. E o principal é não se focar apenas em teorias, mas explorar as práticas daquilo que se está tentando aprender”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support